Brahman será única raça bovina presente na Expo Santana do Deserto

21.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Brahman será a única raça bovina a marcar presença na edição 2009 da Expo Santana do Deserto, em Minas Gerais. A feira será realizada entre os dias 26 e 30 de maio.

No evento, os criadores dessa região mineira que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro poderão conhecer o potencial deste zebuíno, produtivo e com elevada disponibilidade de carne de qualidade, por meio da participação de 100 animais, de criatórios de Minas Gerais e Rio de Janeiro, nos julgamentos da raça. O evento possibilitará ainda diversas oportunidades de negócios durante o Shopping de Animais Santanense, promovido pelo Brahman Transmontana. Na ocasião, os participantes também poderão ampliar seus conhecimentos sobre a raça com palestra técnica sobre manejo, oferecida pela Tortuga, nos dias 29 e 30 de maio.

Quem conduzirá os julgamentos em pista, também nos dias 29 e 30, será a jurada Enilice Cadetti Garbelini e, além da competição, que contará pontos para o ranking nacional e estadual da raça, serão promovidos outros dois campeonatos: Vaca Máster, direcionado a fêmeas acima de 36 meses, prenha, parida ou com algum histórico que comprove seu potencial como doadora, além do Tipo Frigorífico, destinado a identificar animais com bom desempenho para produção de carne de qualidade.

Promovido pelo Brahman Rio (Associação dos Criadores de Brahman do Estado do Rio de Janeiro), a participação na Exposição tem como principal objetivo fomentar a raça na região e proporcionar a geração de novos negócios – viabilizando acesso aos criadores interessados em introduzir genética Brahman em seu plantel, ou ampliá-la. Na região, há pelo menos 50 planteis Brahman.“A maioria deles são pequenos produtores, que não participam de pista e tem a Raça com o objetivo de complementar a renda nas propriedade rurais. Nesta região o Brahman é amplamente usado no rebanho comercial, havendo inclusive rebanho antigos já puros por absorção“, detalha Aldo Valente, presidente da associação estadual do Rio de Janeiro.

Sobre a raça – o gado Brahman apresenta características que tornam essa raça bastante atrativa para a produção de carne e isso tem sido determinante para o seu crescimento. No que diz respeito ao perfil destes animais, eles unem a rusticidade das raças zebuínas – adaptando-se bem às diversas condições de clima brasileiro – à qualidade da carne taurina, além de uma maior disponibilidade de carne em áreas nobres.

Após um crescimento de 1.500% nos últimos cinco anos, agora é o momento de o Brahman ganhar cada vez mais espaço no pasto, sendo a demanda por touros um sinal de que os criadores estão utilizando os machos da raça como reprodutores para agregar produtividade e qualidade aos rebanhos comerciais, destaca a equipe da associação da raça. Indícios desse cenário podem ser percebidos por meio do aumento na comercialização de touros Brahman que cresceu 200% de 2007 para 2008 e na venda de dose de sêmen Brahman que aumentou de 183.975, em 2007, para 192.149 doses em 2008.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), José Amauri Dimarzio, a raça tem muito a agregar à pecuária de corte nacional. “Nesses 15 anos, os selecionadores brasileiros têm mostrado que estão atentos ao desenvolvimento de animais de porte médio, com musculatura bem desenvolvida, ótimos aprumos, umbigos e prepúcio bem corrigidos”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo site

ou na ACBB pelo telefone (34) 3336-7326 e pelo e-mail

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888 e (11) 7300-6368

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025