Bayer VAlora: entenda o funcionamento do programa

Empresa forneceu mais informações sobre o sistema de indicação de densidade de sementes de milho

12.05.2022 | 14:43 (UTC -3)
Schubert Peter
Anna Malmskov explica o funcionamento do programa
Anna Malmskov explica o funcionamento do programa

Há alguns dias, durante a Agrishow, a Bayer Crop Science anunciou o programa Bayer VAlora para milho. Por meio dele, a empresa recomenda a densidade ideal de plantio em áreas escolhidas. Objetiva aumentar a produtividade. No contexto, reparte alguns riscos com o produtor. Informações extras foram divulgadas pela companhia.

Em primeiro lugar, importante esclarecer certos termos da parceria. A divisão de riscos é restrita a eventual indicação excedente de sementes de milho (diferença entre a recomendação e o padrão do produtor). Se a estimativa de "lucratividade" não se concretizar em decorrência de sugestão de densidade excessiva, a Bayer se compromete a devolver o valor dessas sementes ao produtor. Aqui é necessária uma explicação extra. Anna Malmskov, diretora de novos modelos de negócios da empresa para América Latina, esclarece: “consideramos a lucratividade, ROI, ao final da safra tendo em conta ganho em produtividade, preço de mercado – investimento adicional de sementes. Mesmo que o produtor ganhe produtividade, caso o ganho não supere os custos com a nossa recomendação, devolvemos o valor das sementes”.

Facilmente se percebe que a proposta de divisão de riscos inicial não comporta eventuais insumos utilizados a mais em decorrência de maior densidade de plantio. Somente o valor das sementes está coberto. E isso gera dúvidas, obviamente.

A ideia do programa, todavia, é utilizar o os mesmos insumos adotados anteriormente. Anna explica que "o produtor não fará investimento adicional em outros produtos para participar do programa -- exceto sementes. O manejo que ele usar na recomendação Bayer e na faixa 'testemunha' devem ser exatamente os mesmos. A diferença do programa está em testar uma densidade populacional maior do que o padrão produtor, mas isso não implica aumento de uso de fertilizantes ou defensivos. A única variável na área será a diferença de densidade populacional de sementes (recomendação Bayer versus padrão produtor).".

A questão é descrita no site da companhia da seguinte forma: "se a produtividade da recomendação for menor do que a da faixa testemunha, você receberá de volta as sementes extras adquiridas para executar nossa recomendação. A recomendação é gerada com base na produtividade esperada. Atrasos no plantio, falta de água, deficiência de nutrientes, além de eventos climáticos mais extremos, podem afetar mais as áreas com maior densidade de plantas. Nesse caso, para sermos cada vez mais assertivos, também é importante entender o que pode ter ocorrido, continuaremos assegurando o investimento sobre as sementes extras investidas, mas lembre-se que não haverá reembolso sobre a produtividade perdida.".

A devolução ocorrerá por meio da Orbia. Também em seu site, a Bayer informa que será enviado cupom via e-mail ao produtor: "com o valor correspondente à devolução de sementes devida. O cupom deverá ser aplicado no momento de pagamento da compra. Tenha em mente que apenas sementes poderão ser resgatadas com o valor disponibilizado.".

Em segundo lugar, para a próxima safra, somente produtores já usuários do Climate FieldView devem receber proposta para aderir ao Bayer VAlora milho. Trata-se de situação classificada pela companhia como "pré-comercial". A oportunidade será aberta aos demais a partir da safra 23/24, explica Anna.

Funcionamento: VAlora e FieldView

O Bayer VAlora para milho funciona em conjunto com o Climate FieldView. Mas não se confundem.

O VAlora é um modelo baseado em resultado. Utiliza o FieldView como um meio para sugerir as recomendações de população de sementes e fazer a auditoria (acompanhamento de implementação e resultados) do programa.

O VAlora é um programa Bayer; não do FieldView, que se trata de plataforma de agricultura digital, com benefícios que vão além da prescrição de sementes e mapeamento de operações. Pode também ser utilizado por produtores que usam marcas concorrentes.

No FieldView, a partir do uso de instrumentos do sistema, acessa-se dados da fazenda, mapas, previsão do tempo e outros. Esses dados podem ser analisados a partir de algoritmos.

O que isso significa? Algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter solução para um problema. Pode-se compará-lo a um mapa. Ou, como usualmente se observa, a uma receita de bolo. A partir do algoritmo, pode-se desenvolver um "programa de computador" (software). O software não é o algoritmo, mas consiste em algo a partir dele construído.

Assim, voltando ao Climate FieldView, os dados captados na propriedade rural são utilizados como meios para se chegar a conclusões sobre como tomar decisões mais assertivas em determinadas situações. Ou, dito de outra forma, os relatórios gerados apoiam o produtor na tomada de decisões.

Os algoritmos desenvolvidos pela empresa, as formas por meio das quais os dados são interpretados, constituem o núcleo de todo o sistema. É o que diferencia o serviço dos demais existentes no mercado.

Considere-se que, a partir de um mesmo conjunto de informações, diferentes algoritmos podem sugerir soluções distintas. Aí se entende a profusão de serviços dessa natureza atualmente. A situação pode ser mais bem entendida quando se pensa em outro serviço de análise de dados: a previsão do tempo. Há diversos "modelos" de previsão. Eles partem dos mesmos dados coletados, mas os interpretam de forma diferente. Uns têm maior índice de acertos. (Há mais informações sobre isso ao final da matéria.)

Volta ao milho

Retornando à questão inicial, a aplicação dos recursos de captação de dados e de interpretação permitem à Bayer indicar a densidade de plantio de milho. Ou, conforme a descrição da Bayer: "usamos imagens de satélite ou mapas de colheita para identificar zonas de manejo e propor a melhor densidade de plantas para cada uma dessas zonas. Depois, informando a produtividade esperada, a ferramenta de Prescrições de Sementes FieldView sugere a densidade de plantas ideal para cada parte do talhão.".

Mas como saber se houve resultado positivo? A resposta será dada a partir da comparação entre os resultados das áreas em que aplicadas as recomendações da Bayer e os das faixas adjacentes (testemunha; padrão do produtor). Tudo conforme o mapeamento de operações e resultados apresentado pelo FieldView. Os termos precisos -- técnicos -- de como isso ocorre não foram divulgados ao público geral. Obviamente, constam nos instrumentos contratuais assinados pelas partes.

Futuro

Os raciocínios fundamentais indutores desse serviço não são novos. Em 2016 já se falava abertamente sobre a questão. Anna Malmskov explica que a empresa tem por objetivo possibilitar aos agricultores produzir mais com menor uso de insumos. O sistema se encaixa na ideia.

Na reunião do conselho de administração da Bayer com acionistas, em 29 de abril, diversos questionamentos continham temática relacionada a pontos ambientais. É uma preocupação que se percebe em muitas estruturas.

Perguntada sobre perspectivas de ações semelhantes do Bayer VAlora em relação a outras culturas e insumos, a diretora disse serem possíveis. Mas enfatizou a ausência de datas para lançamentos.

Por que VAlora?

E por que a grafia "VAlora"? Branding! É a explicação da gerente de marketing Carolina Cardoso. Ela continua: "o 'VA' tem o mesmo peso. Ambos têm o formato de setas (para cima e para baixo). As setas proporcionais reforçam nosso compromisso de que o cliente não saia perdendo com o programa. Também se percebe que o destaque é sempre no 'A' -- a seta para cima --, que representa nosso objetivo de trazer ao produtor resultados cada vez mais positivos".

.

Links

Bayer

https://www.agro.bayer.com.br/valoramilho

Revista Cultivar

https://revistacultivar.com.br/noticias/bayer-projeta-compartilhar-riscos-com-o-produtor

https://revistacultivar.com.br/noticias/bayer-cropscience-anuncia-mudancas-na-estrategia-de-negocios

Algoritmos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo

https://en.wikipedia.org/wiki/Algorithm

https://www.microsoft.com/en-us/research/publication/164-algorithms-quest-absolute-definitions

Previsão do tempo

https://weather.us/model-charts

https://metsul.com/mapas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorologia

The Climate FieldView

https://www.climatefieldview.com.br/

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Climate_Corporation

AVISO: os textos colocados entre aspas e em itálico correspondem literalmente àqueles constantes do site da Bayer no dia 11.05.2022.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024