Bayer projeta compartilhar riscos com o produtor

Conceito foi discutido para a área de fitossanidade, em 2016, em Monheim; será oferecido no Brasil para milho

28.04.2022 | 13:32 (UTC -3)
Schubert Peter, com informações da Bayer

Na Agrishow 2022, a Bayer focou no Bayer Valora, modelo de negócio que envolve o compartilhamento de alguns riscos com o produtor. Por meio de solução tecnológica, a empresa fornece recomendações de densidade populacional de milho customizadas aos agricultores. O embrião da ideia foi descrito em matéria da Revista Cultivar em 2016. 

A partir de dados e prescrições da plataforma da Climate FieldView, agricultores participantes no programa passarão a receber recomendações sobre a população ideal de milho em cada talhão, buscando um ganho real de produtividade em relação ao manejo que já é adotado na propriedade.

Se o resultado ficar abaixo do projetado pela companhia, o produtor recebe de volta o valor da quantidade adicional de sementes investida para implementar a recomendação Bayer, tendo assim seu risco compartilhado com a empresa.

O interessante é que a gênese desse conceito foi apresentada no site da Revista Cultivar em setembro de 2016: "O pensamento da Bayer Crop Science para os próximos anos está claramente ligado ao oferecimento de serviços. A ambição da empresa parece ser a venda de uma lavoura livre de pragas. Ao invés de um contrato de compra e venda de produtos, o agricultor passaria a contratar um serviço! Trata-se de uma mudança no setor". Esse parágrafo consta do texto que pode ser lido na íntegra aqui.

O assunto também foi abordado na edição 109 da Revista Cultivar Grandes Culturas, de outubro de 2016. No final desta matéria há link que permite fazer download do pdf da imagem abaixo.

Por enquanto, a Bayer não divulga outras informações. Deve fazer nas próximas semanas.

Matéria publicada na revista Cultivar Grandes Culturas 109, em outubro de 2016
Matéria publicada na revista Cultivar Grandes Culturas 109, em outubro de 2016

Mais sobre a feira

Soluções de agronomia digital baseadas em IoT ("internet das coisas") e dados e ferramentas que utilizam inteligência artificial foram outros dos destaques que a Bayer e a Climate FieldView apresentaram durante a Agrishow.

O evento foi uma oportunidade para demonstrar aos produtores e aos visitantes o quanto o uso de tecnologia e de inovações disruptivas na agricultura avançou nos últimos dois anos, explica Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView para a América Latina.

“Temos atravessado desde 2020 um cenário desafiador tanto para a agricultura como para a economia global. Ainda assim, conseguimos permanecer conectados aos nossos clientes, cultivando um relacionamento próximo, trazendo ainda mais soluções que contribuíssem para melhorar performance e obter bons resultados", afirma Novaes.

"Na Agrishow, tivemos a oportunidade de demonstrar, de perto e na prática, como a Bayer e a Climate FieldView seguem entregando inovação para permitir que a agricultura brasileira seja mais produtiva, rentável e sustentável, potencializando ganhos e otimizando o uso de recursos naturais e insumos", completa.

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