Bayer expande seu negócio de frutas e vegetais para morangos

Acordo celebrado com o NIAB, sediado no Reino Unido, implica em aquisição do portfólio comercial e de "pipeline" de morangos

21.09.2023 | 06:50 (UTC -3)
Alexander Hennig, edição Cultivar

Com a aquisição dos ativos de morangos da NIAB, sediada no Reino Unido, a Bayer expandirá seu foco em produtores profissionais de culturas protegidas para atender à crescente demanda do consumidor e do varejo por morangos de alta qualidade durante todo o ano e também terá variedades disponíveis para condições de campo aberto. O anúncio foi feito hoje.

Conforme a empresa, "este acordo permite que a Divisão Crop Science da empresa forneça uma gama mais ampla de soluções para os produtores no crescente mercado de morangos protegidos". As variedades de morango serão complementadas por produtos biológicos e químicos de proteção de cultivos da Bayer.

"Os morangos são a cultura de fruta que mais cresce, com a procura durante todo o ano a exceder a oferta. Na verdade, os morangos são os líderes da categoria no corredor de produtos hortifrutigranjeiros, respondendo por mais de 23% das vendas de fruta fresca", disse Inci Dannenberg (foto abaixo), responsável pela divisão de vegetais da Bayer.

“Com a entrada da Bayer no mercado de morangos, ofereceremos aos produtores genética premium combinada com produtos inovadores de proteção de cultivos e soluções digitais. A adição de morangos ao portfólio da Bayer é uma progressão natural que muitos de nossos clientes também estão fazendo”.

O programa de melhoramento de morango do NIAB opera há mais de 40 anos desde suas raízes na Estação de Pesquisa East Malling, localizada no condado de Kent, no Reino Unido, e que há muito tempo é associada à excelência em inovação em horticultura.

"O NIAB em East Malling construiu uma base sólida em morangos, apoiada por mais de um século de pesquisas de classe mundial em horticultura em nossa unidade de Kent, e estamos orgulhosos de que isso continuará com a Bayer", disse Mario Caccamo, CEO do NIAB .

“Além de trazer inovação acelerada aos produtores do Reino Unido, a Bayer também disponibilizará esses morangos saborosos para mais produtores e consumidores em todo o mundo”.

Ao passarem para culturas protegidas, os produtores de morangos terão mais controlo sobre o ambiente, a gestão das culturas, as pragas e as doenças e, por sua vez, verão benefícios claros na qualidade dos frutos, na segurança e na consistência da colheita. Além disso, as plantas cultivadas sob proteção utilizam menos água do que as culturas em campo aberto e têm potencial para aumentar a vida útil no varejo, pois podem ser cultivadas mais perto do consumidor.

Com suas tecnologias avançadas de melhoramento genético, a Bayer continuará a oferecer os avanços que consumidores, varejistas e produtores precisam. “Construímos uma base sólida em capacidades de melhoramento de precisão e esperamos trazer essas abordagens para os morangos”, disse JD Rossouw (foto acima), chefe de pesquisa e desenvolvimento de vegetais da Divisão Crop Science da Bayer. “O uso dessas técnicas nos permitirá continuar avançando nas bases estabelecidas pelo NIAB e fornecer morangos de qualidade superior aos nossos produtores e à cadeia de valor”.

Com mais de 20 culturas diferentes e milhares de seleções de sementes de vegetais, o negócio de sementes de vegetais da Bayer apoia uma gama diversificada de produtores com variedades de sementes adaptadas aos gostos e preferências dos consumidores em todo o mundo. As principais culturas são tomate, pepino, feijão, brócolis, cenoura, couve-flor, berinjela, alface, melão, cebola, pimentão, espinafre, milho doce e melancia. As vendas da unidade de negócio atingiram 717 milhões de euros em 2022.

A aquisição está prevista para ser concluída em 1º de janeiro de 2024.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro