Inmet apresenta possíveis impactos da chuva no início da safra 2023-24

Em geral, em anos de El Niño, ocorre aumento da chuva na Região Sul do País, enquanto nas regiões Norte e Nordeste

20.09.2023 | 18:03 (UTC -3)
Inmet, edição Cultivar

Com a previsão dos modelos climáticos indicando a persistência do atual fenômeno El Niño até, pelo menos, o final do verão 2023-24, surge a questão sobre qual será o impacto deste evento no início da atual safra de verão.

Em geral, em anos de El Niño, ocorre aumento da chuva na Região Sul do País, enquanto nas regiões Norte e Nordeste, há redução da chuva. Entretanto, é importante destacar que o clima no Brasil não é apenas influenciado pela atuação desse fenômeno, pois existem outros fatores a serem considerados, que também interferem nas condições de tempo e clima no País, podendo atenuar ou intensificar os efeitos do El Niño, fatores esses também considerados nas previsões climáticas. Nesse sentido, o acompanhamento e a atenção constantes das condições observadas e da previsão climática são extremamente necessárias, especialmente nas regiões produtoras.

O prognóstico climático aponta para o retorno gradual da chuva na porção sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, principalmente em novembro, fator importante para a elevação do armazenamento de água no solo e o estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão. Entretanto, na porção norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a irregularidade das chuvas, combinada com altas temperaturas, pode reduzir os níveis de água no solo.

Na Região Sul, a previsão de favorecimento de chuva acima da média pode beneficiar o início da safra de grãos nessas áreas. Porém, atenção especial é necessária para o Rio Grande do Sul, onde há previsão de excesso de chuva nos próximos meses, cenário que pode intensificar o excedente hídrico, causando o encharcamento do solo e, consequentemente, prejudicando a colheita da safra de inverno e o início do plantio das culturas de grãos.

Previsão de anomalias de (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar para o trimestre outubro, novembro e dezembro/2023, elaborada conjuntamente pelo Inmet, CPTEC/INPE e Funceme
Previsão de anomalias de (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar para o trimestre outubro, novembro e dezembro/2023, elaborada conjuntamente pelo Inmet, CPTEC/INPE e Funceme

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro