Bahia Farm Show terá estande de aeronaves seminovas pela primeira vez

29.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

A Bahia Farm Show, a maior feira de Tecnologia Agrícola e Negócios do Norte/Nordeste, chega a 2012 com o slogan “Um mundo de tecnologia para o pequeno, o médio e o grande produtor”. E, para provar que tem de tudo mesmo, este ano o Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, terá, pela primeira vez, um estande de aeronaves usadas. Trata-se da SommaAviation, que vai expor modelos seminovos, entre eles, monomotores, com preços mais acessíveis e de pronta entrega. A expectativa da empresa é movimentar em torno de US$ 2 milhões na feira baiana, que acontece do dia 20 de maio a 02 de junho deste ano.

Entre as “pechinchas”, um leque variado de aparelhos, que inclui Cirrus, Columbia 350, e o RV -10, variando de US$ 280 mil a US$ 550 mil. Há também as aeronaves turboélice, como o King Air C-90, ano 2008, com 600 horas de voo, sendo vendido por US$ 3,1 milhões, e helicópteros, como o EC 130 B4, à venda por R$ 6,3 milhões.

De acordo com o diretor-executivo da SommaAviation, Gianfranco Somma, quando se fala de aviação, a mensuração da idade de um aparelho é bem diferente em comparação a um carro. “Não se leva em consideração ano/modelo, e sim, as avaliações e manutenções pelas quais a aeronave é obrigada a passar a cada 50 horas de voo. Todos os anos, a Anac faz uma inspeção, e se o avião não estiver nos padrões, ele não pode voar”, diz Somma. Ele explica ainda que, por isso, não se pode falar em vida útil de uma aeronave, e que a principal razão de uma troca é a tecnologia, que pode não ser mais a desejada por aquele comprador.

Esta é a primeira vez que a SommaAviation - cujo grupo, paulista, começou como importador de peças de máquinas de costura - participa da Bahia Farm Show. “Entramos no ramo da importação de aeronaves quando percebemos, em nossas próprias demandas, a dificuldade que era desembaraçar e homologar esses produtos no Brasil. Há um ano, entramos também no mercado de usados, pela percepção do crescimento grande deste segmento”, explica. O grupo não trabalha ainda com seminovos de aviação agrícola, mas não descarta a possibilidade.

“Os agricultores de regiões como o cerrado baiano sabem que avião não é luxo, é ferramenta de trabalho, e representa uma grande economia de tempo, principalmente, para quem tem de fazer grandes deslocamentos entre fazendas. Em muitos casos, levando em consideração as condições das estradas, a distância e objetivo da viagem, o custo da hora de voo é menor que o custo de uma viagem de carro”, argumenta o executivo.

Uma das vantagens adicionais de um seminovo, segundo o comerciante, é a entrega quase imediata do produto. “Às vezes, o tempo de espera por uma aeronave nova na maioria das vezes é maior que um ano”, diz.

A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação das Revendas de Máquinas e implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

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