Alerta Geada do Iapar agora também é emitido por mensagem de celular

25.07.2012 | 20:59 (UTC -3)

O serviço Alerta Geada do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está sendo enviado aos usuários também por mensagem de celular (SMS – Short Message Service). O serviço é realizado em parceria com o Instituto Tecnológico Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná. Atualmente, cafeicultores, técnicos, viveiristas e comerciantes de café são comunicados por meio de notícias veiculadas na imprensa, site, e-mail, redes sociais e mensagem de telefone (43 3391-4500).

O Iapar é uma das fundadoras e instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Para receber o alerta por SMS, que será enviado sem custo para o usuário, o interessado precisará se cadastrar novamente no site do Iapar, no endereço Receba o Alerta por e-mail ou torpedo (

).

Conforme o coordenador da área de Agrometeorologia, Paulo Henrique Caramori, “o serviço de mensagem via torpedo no celular é direto, muito rápido e agiliza uma tomada de decisão por parte do cafeicultor em relação às medidas de proteção do cafeeiro”, explica.

Modernização - Para o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, a implantação do Alerta Geada por torpedo “é parte do esforço do instituto em melhorar e modernizar a comunicação e as soluções de tecnologia de informação nos serviços prestados aos usuários. Dalberto lembra que o instituto já prestou este serviço quando existiam apenas duas operadoras de telefonia celular no Paraná, há mais de 10 anos. “Com a entrada no mercado de inúmeras operadoras, houve dificuldade em continuar prestando esse serviço, o que hoje é realizado por “brokers” (empresas integradoras de soluções em tecnologia da informação).

O coordenador de Difusão de Tecnologia do Iapar, Celso Helbel Jr, destaca o esforço da equipe do instituto em colocar todo o arsenal de ferramentas de comunicação à disposição dos agricultores para que o Alerta Geada chegue a todos aqueles que precisam tomar providências para proteger suas lavouras e em tempo hábil.

Ele ressalta, porém, que é preciso que o recadastramento dos usuários seja feito com atenção para que não ocorram erros de digitação na inscrição de endereços, e-mail, código de área e dos números dos telefones celulares. “E-mails incorretos ou telefones celulares incompletos não poderão receber os alertas, uma vez que o sistema não faz as correções automaticamente”, explica.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025