Mercado externo busca café brasileiro
Os produtores rurais do município gaúcho de Tupanciretã participam, nesta terça-feira (18), do Tour Técnico promovido pela BASF. Durante o percurso, os agricultores receberão orientações sobre produtos e ferramentas que podem auxiliá-los no aumento de produtividade. “Sabemos que hoje é necessário que o produtor busque cada vez mais tecnologias que possibilitem o aumento da produção sem expansão da área. O mercado exige ações sustentáveis de todos os elos da cadeia produtiva”, destaca o gerente Regional de Vendas Passo Fundo, Cléber de Vargas Castro.
A primeira atividade do Tour terá início às 8h30. Os produtores irão conhecer uma área demonstrativa do modelo de manejo de soja desenvolvido pela BASF no Brasil. O Sistema AgCelence Soja Produtividade Top apresenta características únicas. Além do melhor controle fitossanitário, a combinação, em aplicação seqüencial, dos produtos Standak Top, Comet e Opera proporcionam a melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos. Os estudos realizados no campo foram conclusivos. Se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de até 5% na produtividade. Algo em torno de três sacas a mais por hectare.
Ainda com foco em soja, os agricultores visitarão propriedades onde o Yield Max está instalado. O equipamento é um sistema que integra a coleta e processamento de dados climáticos com o conhecimento técnico BASF para definição do momento preventivo ideal para a aplicação de fungicidas. Após instalado na lavoura, o Yield Max coleta e armazena as variáveis climáticas, que são automaticamente repassadas para um servidor central. Ao receber os dados, o servidor realiza o processamento das informações e calcula a probabilidade de ocorrência de doenças. Com essa informação e o conhecimento técnico da BASF, os agrônomos avaliam as condições da lavoura e fazem a recomendação de aplicação. Contra a ferrugem asiática, o Yield Max traz benefícios para o produtor, já que o auxilia a aplicar os produtos no momento adequado, evitando os prejuízos causados pela doença.
Para o milho, os produtores irão conhecer os benefícios AgCelence. O já consagrado fungicida Opera desenvolvido pela BASF, possui alta performance no controle das principais doenças do milho como a ferrugem-polisora e a mancha-foliar. Além do controle efetivo das principais doenças, o fungicida potencializa a qualidade das lavouras com os benefícios AgCelence. O Opera contribui para o maior enchimento de grãos e conseqüentemente espigas maiores, o que significa qualidade superior e maior valor agregado ao produto.
Ao todo, os produtores percorrerão quatro propriedades que utilizam a tecnologia em busca da excelência na agricultura. As atividades serão encerradas às 13h com apresentação do Portfólio BASF de alta produtividade. “Tupanciretã se destaca como um dos maiores produtores de soja do Rio Grande do Sul. Sabemos que com o auxílio da tecnologia, os produtores da região podem alcançar altos índices de produtividade”, finaliza Castro.
Érica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura