Para UNICA, posição cautelosa da União Européia sobre efeitos indiretos do uso da terra é positiva
Computational Methods for Agricultural Research: Advances and Applications (Métodos Computacionais para a Pesquisa Agropecuária: Avanços e Aplicações) é a mais nova obra no campo da ciência da computação editada por pesquisadores da Embrapa.
Alfredo José Barreto Luiz (Embrapa Meio Ambiente-Jaguariúna, SP), Hércules Antonio do Prado (Embrapa e Universidade Católica de Brasília) e Homero Chaib Filho (Embrapa Cerrados-Planaltina, DF) fizeram isso daqui mesmo do Brasil.
De acordo com Luiz, após a aprovação do esboço do livro pela IGI Global, uma editora norte-americana especializada em publicações no campo da ciência da computação e gestão da informação tecnológica, a equipe da editora cuidou de divulgar um edital proposto pelos editores brasileiros, convidando pesquisadores interessados em escrever capítulos que se encaixassem no espírito da obra. “Isso tudo sempre em sintonia conosco, que também convidamos vários colegas pesquisadores de dentro e de fora da Embrapa para colaborar”, conta ele.
Após receber as contribuições dentro de um prazo estipulado, os editores, auxiliados por um Conselho Editorial de especialistas convidados para essa tarefa, verificaram se os artigos estavam dentro do tema proposto e efetuaram a revisão. Em menos de dois anos desde o primeiro contato, sempre seguindo as orientações da IGI, que fornece uma espécie de tutorial para os editores e autores, o livro foi montado, editado e agora vai ser lançado.
O pesquisador acredita que este é um modo alternativo e interessante para se fazer a disseminação de trabalhos científicos, e recomenda a experiência aos colegas. “O diferencial é que após divulgar a ideia do livro no mundo todo, você recebe muitas contribuições em um curto espaço de tempo, e a maioria delas bastante interessante”, diz. Os capítulos foram escritos por pesquisadores brasileiros, de várias Unidades da Embrapa, universidades e instituições de pesquisa, e por franceses, espanhóis, japoneses, americanos, suecos e até um tunisiano.
O primeiro capítulo, que conta uma breve história da Embrapa e dos investimentos da Empresa no campo dos Métodos Quantitativos, é de Eliseu Roberto de Andrade Alves e Geraldo da Silva e Souza, da Secretaria de Gestão Estratégica – SGE da Embrapa (DF). O livro aborda desde velhos temas, como os modelos para cálculo de inundações ou para previsão climática, até os mais característicos do século 21, como modelos que simulam a movimentação de agrotóxicos no ambiente ou o impacto de políticas agrícolas. O objetivo é servir como mais uma semente na construção da sustentabilidade das cadeias de abastecimento alimentar.
Os exemplares estão disponíveis na forma impressa e em meio digital. Para acessar o site da editora que dá as dicas de como proceder para lançar uma obra e também para comprar o livro, entre em:
http://www.igi-global.com/Bookstore/TitleDetails.aspx?TitleId=41780
Eliana Lima
Embrapa Meio Ambiente
(19) 3311.2748
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura