Missão da CNA na Fruit Attraction encerra com novos contratos

Feira aconteceu de 30 de setembro a 2 de outubro em Madri

03.10.2025 | 16:14 (UTC -3)
CNA, edição Revista Cultivar

O projeto AgroBR, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae, encerrou, na quinta (2), sua participação na Fruit Attraction 2025, em Madri, na Espanha, com resultados expressivos para os empreendedores brasileiros. O saldo da missão incluiu o fechamento dos primeiros contratos de exportação para três produtores que nunca haviam atuado no mercado internacional.

A delegação do AgroBR contou com 21 empresas e produtores de nove estados: Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Durante os três dias de evento, foram realizadas mais de 200 rodadas de negócios com compradores da Europa e de outros continentes.

Rodrigo Da Matta, coordenador de Promoção Comercial da CNA, destacou que a participação na Fruit Attraction reforça o papel do AgroBR em transformar pequenos e médios produtores em protagonistas do comércio exterior. “Essa é uma feira internacional de grande impacto, e o fato de termos produtores que já realizaram sua primeira exportação a partir dessa participação demonstra o quanto o trabalho conjunto da CNA, ApexBrasil e Abrafrutas tem sido eficiente”, avaliou.

Para ele, esse é um resultado que mostra o potencial dos pequenos e médios produtores brasileiros no mercado global e reforça a importância de mantermos essa parceria para os próximos anos.

Entre os destaques está a participação da empresa cearense Polpa de Frutas – Meu Suco, da empreendedora Ana Paula do Nascimento. A feira proporcionou sua primeira experiência internacional e o fechamento do primeiro contrato de exportação.

“Tive a oportunidade de apresentar meus produtos para pessoas de diversos países e, com muita alegria, fechei meu primeiro negócio internacional, com um cliente da Suíça. Esse momento só foi possível graças aos apoiadores do projeto, que me deram a chance de viver esse sonho e levar a fruta do Ceará para o mundo”, celebrou.

Renata Villares, CEO da Natuê Brasil, que atua no segmento de frutas desidratadas e outros produtos, também fechou negócio na feira e para vender kombucha e isotônico para a Alemanha. “A Fruit é para quem arrisca e traz bons produtos e tem parcerias. As rodadas foram fundamentais para continuar meu negócio e ter muito sucesso”, disse. 

Já para Mário Henry, representante da Fruit Tech, de Campo Grande (MS), a missão foi estratégica para ampliar conexões e posicionar a produção brasileira no cenário global. “É uma oportunidade única. Seria quase impossível para nós, produtores, chegar a uma feira desse porte sem o apoio da AgroBR, Sebrae, CNA e Apex. Aqui conseguimos conversar com grandes compradores do mundo inteiro e mostrar a qualidade da produção brasileira, levando nossos produtos para a mesa de inúmeras famílias mundo afora”, destacou.

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