SC Safra 2025/26: queda nos preços do arroz preocupa produtores
Boletim da Epagri aponta recuo de área e produtividade, enquanto milho avança e maçã deve ter forte recuperação
O Ibama fiscalizou 8 mil hectares em áreas de supressão de vegetação nativa no Rio Grande do Sul. A ação integrou nova etapa da Operação Campereada, deflagrada no início de novembro. Trinta polígonos identificados por imagens de satélite e com supressão recente foram alvo da operação. Desses, mil hectares foram imediatamente embargados, o que corresponde a aproximadamente 12,5% da área vistoriada.
As vistorias ocorreram nos municípios de Santiago, Bagé, Soledade e Vacaria. Em cada imóvel fiscalizado, os proprietários foram notificados para apresentar autorizações ambientais e contratos de arrendamento.
Em paralelo, 250 hectares já embargados em fiscalizações anteriores seguem em recuperação ambiental, com uso controlado de gado para regeneração da vegetação campestre, sob apoio da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo).
A supressão sem autorização da vegetação nativa nos biomas Pampa e Mata Atlântica pode resultar em multa de R$ 1 mil por hectare no Pampa e R$ 7 mil por hectare na Mata Atlântica, além de embargo da área e inclusão na lista pública de imóveis embargados.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura