Industriais do café reúnem-se em Pernambuco para traçar metas para 2009
Dia 25 de novembro de 2008, na FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná acontecerá o Encontro de Gestão Territorial e Agências de Desenvolvimento. O objetivo do evento é realizar uma reflexão sobre o desenvolvimento regional e as diversas políticas de implantação nas regiões.
As empresas que têm conseguido sucesso na globalização dispõem de fatores de competitividade internacional como marca, escala de produção, logística e tecnologia. Já as pequenas e médias empresas, se atuarem de forma isolada, dificilmente obterão os fatores de competitividade para este cenário globalizado. Vê-se, no entanto, especialmente em países europeus, que diversas regiões têm possibilitado às pequenas empresas condições de internacionalização. Sozinhas elas não tem recursos para valorizar a marca, com o apoio da região é possível valorizar uma marca regional. Exemplos: Vinho do Porto, Queijo Regiano-Parmegiano, etc. Se trabalhando sozinhas não possuem escala de logística e de produção, com apoio da região e formando consórcios, é possível conseguir tal escala.
Quando se analisa uma microrregião brasileira, nota-se que estão disponíveis instituições de suporte semelhantes às encontradas, por exemplo, em regiões italianas. Instituições como o SEBRAE, o SENAI, o SESI, o SENAC, as universidades regionais, as escolas técnicas, as associações patronais, as associações de municípios, as empresas de extensão e pesquisa agrícola, os bancos de fomento, etc.; existem em todas as regiões do país e todas querendo colaborar com o desenvolvimento da região. Inexiste um mecanismo de articulação que permita a coordenação dos projetos dessas instituições para que haja eficácia nas suas atuações.
Uma moderna Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) visa justamente articular as instituições que atuam num território, garantido a eficácia dos recursos para promover o desenvolvimento da região. E mais, uma moderna ADR é formada como um consórcio dessas instituições por reconhecerem que é necessário um agente articulador de suas forças que as una no planejamento e na execução de projetos de desenvolvimento do território.
Informações:
Osny Taborda Ribas Júnior
consultor.adr@sesipr.org.br
(41) 9244-6863
Inscrições:
Karina Fontinelli Lubaszewski
karina.lubaszewski@sesipr.org.br
(41) 3271-9480
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura