Chefe-geral da Embrapa Soja é reconduzido por mais 3 anos

30.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, foi reconduzido por mais três anos à Chefia da Unidade. A recondução foi comunicada pelo diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, no dia 16 de julho, após a conclusão do processo de “Avaliação dos chefes-gerais das unidades descentralizadas".

Em 2008, Cattelan foi escolhido chefe geral da Embrapa Soja pela Diretoria-Executiva da Embrapa, depois de participar do processo de recrutamento e seleção para chefe geral. Para ser reconduzida em 2010, a Chefia de Cattelan passou por um processo de avaliação que contemplou desde a análise da proposta de trabalho, relatório de atividades, até entrevistas pessoais com empregados e clientes da empresa.

O relatório entregue pela comissão considera os pontos fortes e fracos da Chefia, destacando sugestões de melhorias. “O resultado trouxe um diagnóstico interessante, que vai nos auxiliar a aperfeiçoar o processo de gestão. Vamos discutir internamente e procurar trabalhar na melhoria desses aspectos”, enfatiza Cattelan.

O novo sistema de avaliação das chefias gerais foi implantado em 2009 pela Diretoria da Embrapa. O modelo foi inspirado na experiência de organizações internacionais e tem o objetivo de ser um instrumento analítico de gestão para subsidiar tanto a Diretoria-Executiva na hora de decidir sobre a recondução da Chefia, quanto oferecer aos gestores um instrumento para reflexão sobre eventuais ajustes e realinhamento das ações da Unidade.

O processo de avaliação da Chefia foi conduzido por avaliadores externos e por empregados do Departamento de Gestão de Pessoas da Embrapa. Ao longo de todo o processo, os avaliadores externos procuraram verificar, principalmente, o desempenho do Chefe da Embrapa Soja na gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e na gestão Administrativa.

Entre os pontos de melhoria, apresentados pela comissão de avaliação, estão a necessidade de investimentos em: (a) equipamentos de laboratório e de comunicação; (b) frota de máquinas e de veículos, (c) implementos agrícolas e equipamentos para irrigação. Entre os pontos fortes, estão a capacidade de articulação da Chefia com outras instituições e a boa coerência entre o plano de trabalho, o Plano Diretor da Unidade (PDU da Embrapa Soja) e as atividades desenvolvidas.

Embrapa Soja

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro