ESALQ homenageada no sesquicentenário do Mapa

29.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) completou, nesta quarta-feira, 28 de julho, 150 anos de existência. A data foi comemorada no Clube da Exército, em Brasília, ocasião em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da pasta, Wagner Rossi, lançaram o selo comemorativo do sesquicentenário do MAPA e homenagearam personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do setor.

Oito instituições de pesquisa científica e tecnológica foram agraciadas com a Medalha Sesquicentenário do Mapa. Reverenciada com a frase: “ESALQ, há 109 anos contribuindo para a sustentabilidade da agricultura e do agronegócio brasileiro. Instituição de atuação expressiva e de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão!”, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu a honraria.

Três personalidades do agronegócio, representando os setores da pecuária, da cana-de-açúcar e de grãos, e os ex-ministros da pasta Roberto Rodrigues (2003/2006) e Alysson Paolinelli (1974/1979), também foram homenageados.

Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ, comentou que foi uma honra a Escola ter sido homenageada juntamente com demais instituições de pesquisa e ensino rural. “A ESALQ foi lembrada pela sua qualidade na formação de recursos humanos, pela inserção em pesquisas e pelo pioneirismo na internacionalização de sua graduação e pós-graduação”.

O diretor destacou que a ESALQ sente-se orgulhosa pelo desempenho de seus profissionais no setor. “A instituição compartilha essa homenagem com seus 12.418 egressos que tiveram participação significativa no desenvolvimento da agricultura e na qualidade de vida do povo brasileiro. Dela saíram, entre titulares e interinos, doze ministros de agricultura, outros 24 secretários de agricultura, mais quatro secretários estaduais das pastas de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; Ciência e Tecnologia; Fazenda e do Tesouro; e do Meio Ambiente”, completou Dechen.

* Ex-ministros da agricultura: Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues;

* Agronegócio: Banco do Brasil – Luís Carlos Guedes Pinto, vice-presidente de Agronegócios; José Olavo Borges Mendes, presidente da ABCZ (Pecuária); Rubens Ometto, presidente do Grupo Cosan (Cana-de-açúcar); Eraí Maggi, empresário rural (Grãos);

* Instituições de Pesquisa e Ensino Rural: Universidade Federal Rural de Pernanbuco (UFRPE) – Reitor Valmar Corrêa de Andrade; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Reitor Ricardo Motta Miranda; Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Reitor Luiz Cláudio Costa; Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) – Diretor Antonio Roque Dechen; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Vice-reitor Rui Vicente Oppermann; e Instituto Agronômico de Campinas (IAC) – Diretor-Geral Marco Antônio Teixeira Zullo.

Na mesma data, desta vez em Piracicaba, a ESALQ esteve presente entre os homenageados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), em cerimônia ocorrida no Anfiteatro do Centro Canagro “José Coral”. A Escola foi distinguida como Instituição do Ano, pelo projeto “Casa do Produtor Rural” (CPRural). Também foram homenagens Laurindo José Guarnieri (Agricultor do Ano), Vilma Edina Castilho Floriano (Agricultora do Ano) e Agrícola Volta Grande (Menção Honrosa).

Para consagrar o momento em que foi homenageada, a CPRural integrou-se à programação do Dia do Agricultor para lançar sua primeira publicação intitulada “O eucalipto e a pequena propriedade rural”, em comemoração aos cinco anos de existência desse espaço que foi inaugurado dentro da ESALQ para atender o agricultor. Na oportunidade, esteve presente o vice-diretor da ESALQ, Natal Antonio Vello.

Analista de Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro