Preços: queda de 0,96% na terceira quadrissemana de outubro
Representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão se reuniram nesta quinta-feira (30/10), em Brasília, para discutir a produção nos estados e o cenário econômico para o plantio da safra 2008/2009.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Sérgio de Marco, o mais importante é conseguir recursos para o plantio da safra que começa no início de dezembro. Marco disse que o governo deve tomar uma atitude urgente, para garantir os custos de produção e obter crédito para a lavoura. “É uma crise externa que está atingindo o produtor, que arca com o custo de US$ 2.500 o hectare”, enfatizou.
As medidas emergenciais para o plantio da próxima safra foram discutidas no encontro. Uma delas é a liberação de R$ 540 milhões por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). Ainda na pauta, a criação de uma linha de crédito para a manutenção do fluxo de recursos ao Adiantamento de Contratos de Câmbio (ACC). Em análise pelo governo, essa linha representa garantia de exportações para o setor.
Bicudo do algodoeiro - Durante a reunião foi apresentada a criação da Comissão Nacional de Controle do Bicudo, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Anthonomus grandis, conhecido como bicudo do algodoeiro, é considerado a principal praga da cultura. Os prejuízos resultam em danos às estruturas reprodutivas e ao produto final, reduzindo diretamente a produção.
Lis Weingärtner
Mapa
www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura