Lastragem otimiza tração e reduz custos na operação

Por Lucas de Arruda Viana, Universidade Federal de Viçosa

24.10.2024 | 16:33 (UTC -3)

O trator agrícola moderno é uma máquina autopropelida cujas principais funções são aumentar a produtividade agrícola por trabalhador rural, tornar o trabalho no campo menos árduo e mais atrativo, reduzir os custos de produção e melhorar as condições do meio, tal como o solo, para facilitar a germinação das sementes e o crescimento das plantas (Goering et al, 2003).

Para executar tais funções de modo adequado, com maior eficiência de tração e reduzido consumo de combustível, é preciso realizar as manutenções periódicas, escolher a potência do trator que melhor atenda o trabalho a ser executado e proporcionar ao trator durante a operação uma patinagem das rodas motrizes (também chamado de redução do percurso) entre 10% e 15% em solos agrícolas (Monteiro e Silva, 2009).

A patinagem das rodas motrizes depende do tipo de pneu e seu estado de conservação, das condições de resistência do solo, do contato do rodado com o solo e do torque nas rodas. Quanto maior a aderência do solo com a roda motriz, menor a patinagem, e uma forma de aumentar a aderência é através da lastragem de tratores.

Para o uso eficiente do trator, ajustes são necessários na máquina de acordo com a finalidade de uso. Ajustar os lastros de um trator, além de proporcionar maior aderência entre o solo e as rodas, e assim contribuir com o aumento da tração na maioria dos casos, também pode auxiliar na redução do consumo de combustível, o que contribui para a redução do custo de produção agrícola.

Apesar da importância, muitos agricultores brasileiros nunca ou raramente alteram o lastro dos tratores que possuem. Isto compromete o desempenho do trator, e como consequência de um menor desempenho, ocorrem maior gasto de combustível, maior desgaste da máquina e maior custo de produção agrícola.

Diante dessas premissas, o objetivo deste estudo foi agrupar algumas referências sobre o assunto, para material informativo a agricultores.

Lastragem

Lastragem é o procedimento de aumentar a massa de tratores com o objetivo de aumentar a aderência do solo com as rodas motrizes, e assim proporcionar aumento da capacidade de tração e da estabilidade do conjunto trator-implemento, este último tornando o trator mais seguro quanto aos riscos de tombamento.

Com o uso adequado de lastro, pode-se proporcionar aumento da vida útil do pneu e maior rendimento destes, além de reduzir os problemas de perda de tração, de excesso de patinagem e consumo de combustível. Portanto, a lastragem acarreta melhorias em termos de rendimento operacional (Monteiro, Lanças e Guerra, 2011; Spagnolo et al, 2012).

O excesso de lastro em tratores agrícolas acarreta redução do desempenho do trator, aumento do consumo de combustível e maior desgaste das peças, visto que o trator estará usando parte de sua potência para mover o excesso de massa. Além disso, maior peso do trator acarreta maior compactação do solo. Já a lastragem insuficiente leva a excessiva patinagem, alto consumo de combustível e desgaste prematuro dos pneus.

A massa bruta total do trator com quantidade de lastro correta é uma função do tipo de tração do trator: tração nas duas rodas; assistência mecânica na roda dianteira; ou tração nas quatro rodas, e da velocidade de deslocamento no campo. A Tabela 1 apresenta a relação massa/potência do trator em função da velocidade de deslocamento.

Relação entre massa e potência de trator agrícola em função da velocidade de deslocamento em solo
Relação entre massa e potência de trator agrícola em função da velocidade de deslocamento em solo

Uma vez que apenas as rodas motrizes fornecem tração, também é importante distribuir o lastro adequadamente entre os eixos dianteiro e traseiro. A massa ideal entre os eixos é afetada pelo tipo de tração e se o implemento acoplado é puxado ou montado. A Tabela 2 apresenta uma regra prática de distribuição de massa do trator na roda dianteira e na roda traseira em função se o implemento é puxado, semimontado ou montado.

Distribuição da massa do trator na roda dianteira e na roda traseira em função de o implemento ser puxado, semimontado ou montado
Distribuição da massa do trator na roda dianteira e na roda traseira em função de o implemento ser puxado, semimontado ou montado

Os dados das Tabelas 1 e 2 determinam a massa necessária de lastro que terá que ser adicionado à parte dianteira e à parte traseira do trator, de modo tal que a patinagem fica entre 10% e 15%, e assim proporcione economia de combustível e melhor eficiência tratória.

Procedimento para a lastragem

Há dois tipos de lastragem: líquida e sólida. A líquida consiste em adicionar água aos pneus do trator de acordo com o recomendado pelo fabricante. Já a lastragem sólida pode ser feita através de discos metálicos fixados nas rodas traseiras ou placas metálicas montadas na dianteira do trator.

Para a lastragem com água, basta posicionar o bico do pneu na parte superior para enchê-lo com 75% de água; posicionar o bico na parte superior e formando um angulo de 45º com a superfície do solo para encher com 60%; com o bico na posição mediana no pneu para encher 50%; com o bico na posição inferior formando um ângulo de 45º com o solo para encher 40%; e com o bico na parte inferior para encher 25% (Monteiro e Silva, 2009).

A lastragem está intimamente ligada à patinagem de tratores, de modo que um procedimento prático para determinar se o trator agrícola está ou não com a quantidade ideal de lastro e se o índice de patinagem encontra-se entre 10% e 15%, ideal para movimento em solos agrícolas, basta observar as marcas deixadas pelas rodas motrizes do trator no solo (Monteiro e Silva, 2009), conforme é possível observar no box.

Estudos sobre lastragem em tratores agrícolas

Estudo realizado por Lopes et al (2005) comparou o desempenho de um trator agrícola 4x2 TDA de 121cv em função do tipo de pneu, da condição de lastragem com água e em função da velocidade. Seus resultados mostraram que para o trator operando com maiores velocidades, a lastragem com água foi importante para aumentar a capacidade de campo efetiva e reduzir o consumo específico de combustível de tratores agrícolas.

Monteiro, Lanças e Guerra (2011) compararam o desempenho de trator agrícola equipado com pneus radiais e diagonais com diferente lastragem líquida em três condições superficiais de um Nitossolo Vermelho. Os resultados do estudo mostram que o melhor desempenho do trator ocorreu na condição de 75% de água nos pneus, para o trator equipado com pneu diagonal, e 40% de água nos pneus, para tratores com pneus radiais. Para ambas as lastragens, o trator apresentou maior velocidade de deslocamento, menor patinagem, menor consumo específico de combustível e maiores potência e rendimento na barra de tração.

Estudos de desempenho de tratores agrícolas realizados em trabalhos de Gee-Clough, Pearson e McAllister (1982), de Jadhav et al (2013) e Sharma, Gaba e Singh (2016), concluíram que a lastragem proporciona aumento da eficiência de tração, maior potência disponível na barra de tração e menor consumo específico de combustível do trator agrícola.

Os tombamentos laterais são os acidentes fatais que frequentemente envolvem tratores agrícolas. Estudos relacionados à estabilidade de tratores agrícolas, como os desenvolvidos por Li et al (2016), Ahmadi (2013), Baker e Guzzomi (2013), Gravalos et al (2011), mostram que ajustar os pesos de lastros em tratores agrícolas são de extrema importância, uma vez que tal procedimento modifica o centro de gravidade do trator, proporcionando maior estabilidade deste, reduzindo a possibilidade de tombamento, portanto dá maior segurança ao operador.

Os lastros devem ser distribuídos de forma correta, seguindo a orientação do manual do tratar. A má distribuição dos lastros leva ao aumento do consumo de combustível, à maior compactação do solo e pode até mesmo desestabilizar o trator (Pranav e Pandey, 2008).

Diante destes estudos, fica claro que deixar de lastrear o trator agrícola ou fazê-lo de forma incorreta, leva à redução de eficiência global de operação e ao aumento dos custos operacionais, haja vista que o consumo de combustível é aumentado e a potência do trator mal utilizada, o que, consequentemente, aumenta custo final da produção agrícola.

Conclusões

Lastrear o trator agrícola precisa ser um procedimento feito antes de qualquer atividade desempenhada pelo trator no campo. A lastragem deve ser feita de modo a respeitar o manual do fabricante e proporcionar ao trator durante a operação uma patinagem das rodas motrizes entre 10% e 15% em solos agrícolas.

A lastragem correta desempenha importante papel no trator, além de melhorar a eficiência de tração e reduzir o consumo específico de combustível do trator agrícola, regula a patinagem e aumenta a estabilidade, dando maior segurança ao operador. Isto implica redução no custo de produção agrícola.

Diferentes rastros, de acordo com o tipo de lastragem

Tipos característicos de marcas deixados pelas rodas motrizes de tratores no solo agrícola:

(a) patinagem excessiva, marcas pouco definidas e necessidade de aumentar a quantidade de lastro;

(b) patinagem insuficiente, marcas bem evidentes no solo, necessidade de reduzir a quantidade de lastro no trator;

(c) quantidade de lastro e patinagem correta, marcas bem definidas na extremidade e deslizamento no centro.

*Por Lucas de Arruda Viana, Universidade Federal de Viçosa

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