Tendências em tecnologia para cultivo de batatas na Europa

Por Rolf Peters, especial para Agritechnica 2023

03.11.2023 | 08:02 (UTC -3)

O cultivo da batata exigiu um grau particularmente elevado de flexibilidade por parte dos agricultores na época de cultivo deste ano, devido à intensa mudança nas condições climáticas. Juntamente com as mudanças emergentes nas condições de enquadramento político, isso resulta em novos desafios que também precisam de ser enfrentados com a ajuda de tecnologia adaptada.

Armazenamento das batatas

No contexto da produção de batata, o armazenamento é particularmente afetado pelo aumento considerável dos custos energéticos, uma vez que em muitas fazendas o sistema de ventilação do ar exterior existente foi complementado com arrefecimento mecânico. Isso permite garantir um armazenamento orientado para a qualidade - mesmo em temperaturas mais elevadas relacionadas com o clima. Nos edifícios novos, as espessuras de isolamento do revestimento exterior estão sendo consideravelmente aumentadas, enquanto nos armazéns existentes o objetivo é minimizar as pontes térmicas, bem como qualquer entrada descontrolada de ar. A substituição dos antigos ventiladores AC por modelos EC mais eficientes, que também podem apresentar ajuste de velocidade contínuo, também está sendo apoiada.

No caso de novos armazéns, observa-se uma subdivisão em armazéns menores. Estes podem ser preenchidos mais rapidamente e depois geridos de forma mais específica em termos de temperatura do que um grande salão. Um aumento na eficiência também pode ser alcançado no armazenamento em caixas com a transição para sistemas de ventilação forçada, que podem garantir secagem e resfriamento mais rápidos graças à superfície de contato muito maior do ar e das batatas que eles retiram.

Além do apoio individual à gestão de armazéns orientada para a qualidade, os processadores de controle mais recentes também oferecem frequentemente a capacidade de otimizar a gestão de energia. Isto é conseguido através da integração da maior utilização possível de energia regenerativa autogerada ou da gestão da temperatura, tendo em conta as condições meteorológicas esperadas para os próximos dias.

Armazenamento e processamento

À medida que a capacidade de colheita continua a aumentar, também aumentam as exigências na linha de armazenamento para manter a função tampão necessária dentro da cadeia de colheita. Além das diversas unidades de rolos para separação do solo, há também um interesse crescente em sistemas eletrônicos e pneumáticos de separação de aditivos, já que as fazendas muitas vezes não conseguem encontrar pessoal para as colhedoras.

Porém, deve-se levar em consideração que quanto mais tarde as pedras ou torrões forem separados na cadeia do processo, maior será o risco de as batatas serem danificadas. Para sobrecarga direta e limpeza na borda do campo ou no próprio campo, são utilizados tanto equipamentos móveis de coleta quanto vagões de transferência, alguns dos quais também podem ser equipados com dispositivos de separação eletrônicos ou pneumáticos.

No processamento de batatas armazenadas, os sistemas de triagem e triagem optoeletrônicos estão cada vez mais sendo introduzidos na prática agrícola, e a mão de obra disponível nesta área também é raramente suficiente. Além de uma tecnologia de detecção em constante desenvolvimento, a operabilidade dos sistemas também melhorou.

Embora os sistemas compactos com fluxo de colheita vertical só possam ser divididos em duas a três classes de qualidade ou classificação, outras subdivisões são possíveis com os sistemas que operam horizontalmente. No entanto, isto requer um espaço correspondentemente maior, que nem sempre está disponível nas linhas existentes.

Ferramentas necessárias

A influência das alterações climáticas é particularmente evidente na configuração dos campos de batata. A forma mais eficaz de reduzir a intensidade dos períodos de seca e calor é fechar rapidamente a copa das folhas na cultura da batata.

Para esse efeito, tanto os tipos de folhas como os espaçamentos mais curtos entre fileiras são úteis, enquanto cristas e larguras de fileiras maiores são cada vez mais utilizadas, devido ao maior rendimento ou cultivo em canteiros separados. Além disso, existem esforços políticos para aumentar a proteção do solo, por exemplo cobrindo-o tanto quanto possível e reduzindo a intensidade do cultivo.

Com as unidades combinadas de preparo do solo, ferramentas de colocação e amontoamento, o ajuste ou uso separado das unidades facilita a adaptação às mudanças nas condições operacionais. Além disso, ferramentas para evitar a erosão hídrica nos sulcos também se tornarão cada vez mais importantes em regiões supostamente planas, pois mantêm a água na superfície por mais tempo, disponibilizando-a para as plantas. Neste contexto, a estabilidade das cristas e a sua condição superficial são adicionadas para suportar a infiltração da precipitação no corpo da crista e para evitar o deslizamento das faces da crista.

Cuidado e proteção de culturas

O tempo chuvoso de meados de julho a meados de agosto deste ano mostrou que a requeima continua a ser uma doença muito destrutiva na cultura da batata, que deve ser combatida intensamente em fases tão críticas.

No contexto de uma redução significativa planeada ou já acordada na utilização de produtos de proteção das culturas, isso significa que as oportunidades de poupança serão provavelmente procuradas principalmente nas outras áreas de produção de batata. No controle de ervas daninhas, os herbicidas químicos podem ser complementados com medidas mecânicas ou possivelmente totalmente substituídas.

No entanto, o desenvolvimento técnico no domínio da manutenção mecânica da batata ainda não assumiu o impulso que pode ser observado noutras culturas, como a beterraba sacarina. Isto se deve em parte à cultura das cristas, já que o cultivo das faces e cristas das cristas envolve desafios diferentes. Por exemplo, o espaçamento entre plantas na linha tem uma largura de distribuição relativamente grande, dependendo da plantadeira utilizada, e o crescimento de múltiplos caules das batatas também impõe exigências significativamente maiores na orientação da ferramenta. Portanto, a combinação de tratamento químico com tiras na área da crista e tratamento mecânico da face do rebordo poderia ser uma solução sensata aqui.

Outro desafio na manutenção mecânica é aumentar a produção de área através de velocidades de condução mais elevadas e larguras de trabalho maiores. Este último seria favorecido pelo uso de plantadeiras de seis ou oito fileiras, que estão lentamente encontrando seu caminho na prática como soluções com um depósito de armazenamento central e unidades de plantação laterais desdobráveis.

Além disso, ainda faltam soluções técnicas para nivelar as cristas transversais construídas nos sulcos antes ou durante as passagens de manutenção, de modo que seja possível novamente a condução sobre elas com trator e o controle preciso da máquina.

Redução de folhagem

A combinação da cobertura do tronco seguida da dessecação química, novamente utilizada num maior número de explorações agrícolas, também pode reduzir a utilização de produtos químicos de proteção das culturas. No entanto, um requisito essencial da prática é um aumento na largura de trabalho.

Para processos de redução de resíduos, as máquinas de arrancar resíduos estão disponíveis com uma gama de ferramentas que agora também incluem correias de borracha giratórias horizontalmente e novos discos rotativos de borracha, além dos familiares balões depenadores. Nos queimadores térmicos, a eficiência foi melhorada com a ajuda de sopradores de ar de apoio, mas a pegada de CO2 do processo permanece comparativamente alta devido à combustão do gás. A largura de trabalho das máquinas para cultivo elétrico de palha já foi aumentada para nove ou doze metros. Isto foi possível graças a aplicadores de corrente ainda mais otimizados, bem como à pulverização prévia das plantas com um líquido condutor, o que deverá garantir uma condutividade melhorada e, acima de tudo, mais constante da folhagem da batata em toda a área.

Colheita das batatas

A palha de batata dessecada também se tornou um problema crescente na colheita de batata nos últimos anos, uma vez que já não é removida de forma tão eficaz pelo atual equipamento de separação de palha das colhedoras devido a uma consistência presumivelmente alterada. Uma grande quantidade de material atrapalha o trabalho das colhedoras e pode causar obstruções nas linhas de processamento quando as batatas são comercializadas posteriormente.

Os separadores pneumáticos nas colheitadeiras podem oferecer uma solução aqui no início do processo, enquanto os separadores contra rotativos, também na área de processamento, estão frequentemente associados a um maior estresse mecânico nos tubérculos.

Como os métodos puramente mecânicos, térmicos e elétricos de redução de ervas daninhas não têm um efeito permanente, é de esperar uma nova capina mais forte até colheita, especialmente se a data de limpeza planeada não puder ser alcançada devido às condições meteorológicas ou ao desempenho. Isso é ainda intensificado por uma tendência para uma carga básica mais elevada de colheitas mantidas exclusivamente mecanicamente, de modo que também aqui são colocadas novas exigências nas ferramentas de separação de material das máquinas de colheita.

Um gargalo no desempenho da colheita são muitas vezes os dispositivos ativos de separação de misturas, como raspadores rotativos ou correias de escova, pois um desempenho de trabalho satisfatório requer um fluxo de colheita tão uniformemente distribuído quanto possível e um rendimento que não seja muito alto.

A crescente variabilidade dos aditivos nos campos individuais com o aumento da área cultivada com batata nas fazendas torna difícil selecionar o dispositivo de separação "certo" para a colheitadeira, de modo que as fazendas exigem maior flexibilidade dos fabricantes. Seja através de uma implementação mais prática do design modular com tempos de conversão significativamente mais curtos ou da troca sem ferramentas entre diferentes unidades em uma máquina.

Tal como acontece com outras culturas arvenses, a digitalização e a gestão de dados estão presentes no cultivo da batata. Exemplos disso são mapas de aplicação específicos do local para fertilizantes e produtos fitossanitários ou o uso de secativos químicos com base no grau de maturidade. Com um mapeamento prático do rendimento da colheita da batata, que tenha em conta não só o rendimento em massa, mas também a composição do tamanho da cultura, bem como a respectiva proporção de mistura, uma lacuna poderia agora ser colmatada para permitir um controlo eficaz da gestão agrícola implementada. medidas.

Ao mesmo tempo, as configurações da máquina na área dos separadores podem ser otimizadas melhorado e o risco de danos às batatas reduzido. A composição granulométrica dos lotes individuais, já conhecida na época da colheita, também oferece vantagens para posterior comercialização.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro