Tendências em tecnologia de fertilização

Por Alexander Czech, Câmara de Agricultura da Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha)

30.10.2023 | 08:26 (UTC -3)

Nos últimos anos, as inovações e tendências na área da tecnologia de fertilização têm como objetivo principal aumentar a eficácia, a proteção ambiental e a eficiência dos recursos. A tendência atual também continua na Agritechnica deste ano. Os mercados altamente voláteis de fertilizantes no passado recente, especialmente de fertilizantes minerais, mostraram claramente a necessidade de uma aplicação de fertilizantes mais eficiente com a menor perda possível de nutrientes. Um elemento essencial de novos desenvolvimentos é a integração da tecnologia de automação e simplificações na operação e controle dos sistemas de aplicação.

Prevenção de aplicação incorreta em curvas

Ao aplicar fertilizante mineral usando espalhadores centrífugos, áreas excessivamente ou insuficientemente fertilizadas dentro de um campo ocorrem nas curvas devido a diferentes velocidades dentro da largura de trabalho. Em limites de campos curvilíneos, pode ocorrer que o fertilizante ultrapasse os limites devido a razões técnicas. Isto deve ser evitado em todas as circunstâncias, do ponto de vista da proteção da água e dos recursos.

Na Agritechnica, a Amazone apresentará uma opção de software chamada CurveControl para os distribuidores de fertilizantes de primeira classe ZA-TS e ZG-TS, a fim de evitar aplicações incorretas nas curvas. O sistema mede o raio da curva, calcula as velocidades radiais que ocorrem e o necessário reposicionamento do disco dispersor. Possível aplicação incorreta é compensada ajustando o ponto de saída e o controle de quantidade através do algoritmo de controle. Nenhum sistema comparável está disponível ainda.

Acoplamento mais fácil do espalhador de fertilizante

Acoplar distribuidores de fertilizantes minerais a tratores pode ocasionalmente revelar-se um feito de força desagradável. Os dispositivos de rolamento são agora praticamente padrão para poder estacionar e movimentar os implementos com flexibilidade. A Rauch desenvolveu o sistema AutoCoupling para facilitar o acoplamento. Neste caso, os dois rolos de estacionamento dianteiros são acionados eletricamente. As baterias do implemento garantem a alimentação dos motores elétricos. Por meio de uma câmera na parte frontal da máquina, a posição do trator e dos braços inferiores é registrada por meio de algoritmos de IA e o implemento é movido automaticamente para uma posição de engate. A função AutoCoupling pode ser acessada e iniciada através do aplicativo Rauch. Os elementos de conexão mecânica, hidráulica e elétrica são então acoplados manualmente pelo operador.

Distribuidores de fertilizantes pneumáticos: bloqueios são relatados

Em termos de precisão de distribuição dentro da largura de trabalho, os distribuidores pneumáticos de fertilizantes são referência na aplicação de fertilizantes minerais. Bloqueios nos tubos de alimentação da lança resultam em distribuição desigual e muitas vezes são muito difíceis de serem detectados pelo usuário.

Com o BlockageDetect, Rauch desenvolveu uma solução que permite o monitoramento de aplicações com o auxílio de câmeras digitais tanto nos elementos da barra quanto na inteligência artificial. Se um ou ambos os coletores de saída funcionarem mal, os algoritmos de IA com reconhecimento de imagem emitem uma mensagem de alarme através do sistema de controle Isobus e informam o usuário. A atribuição e a verificação são facilitadas pela indicação do número do ponto de venda em questão. O sistema está totalmente integrado ao sistema de controle Isobus da máquina e deve ser oferecido no mercado de forma econômica.

Maior poder para fertilização orgânica

Os períodos limitados de distribuição para fertilização orgânica exigem alta potência. Consequentemente, os aumentos nas larguras e volumes de trabalho foram e continuam a ser um elemento contínuo de novos e futuros desenvolvimentos. Andreas Demmler equipou seu espalhador Cultan com um injetor de roda estrelada de 21 metros de largura para permitir aumentar o desempenho da área. Com o Fullject X1500, a Veenhuis oferece uma versão estendida de sua série X-line com um injetor de polpa de 15 metros de largura. O implemento também pode ser utilizado com uma largura de trabalho de nove metros.

Para poder manusear as mangueiras em espalhadores com largura de trabalho de até 18 metros, a Agrometer A/S equipou seu enrolador de mangueira SRS com um braço de lança de nove metros de comprimento para enrolar a mangueira. O comprimento era anteriormente de seis metros, pelo que a largura máxima possível do espalhador foi limitada a 12 metros.

Na Agritechnica, a Bomech apresentará sua nova lança distribuidora de sapatas rebocadas para mangueiras com largura de trabalho de 15 e 18 metros. Com isto, a empresa está respondendo à crescente demanda na área de tecnologia de mangueiras eficazes. As lanças são controladas por Isobus como padrão e dobram-se de forma compacta atrás do trator para um transporte rodoviário seguro.

Ajuste à estrutura do solo e aos trilhos

O ajuste ideal do solo em terrenos cultivados é um desafio de projeto com o aumento das larguras de trabalho das barras de distribuição na aplicação de fertilizantes orgânicos. Com a lança de sapatas de arrasto TSB2 com gerenciamento ativo de pressão, a Samson oferece a opção de ajustar ativamente a pressão das sapatas de arrasto para poder responder a diferentes tipos de solo, condições de campo ou estágios de crescimento. As extensões da lança podem girar horizontalmente p e para baixo em ambos os lados. Isto permite um ajuste preciso ao contorno do solo para aplicar o fertilizante próximo ao solo.

Os empreiteiros que atuam na área de espalhamento de chorume agrícola geralmente têm clientes com diferentes espaçamentos de linhas de bonde. Ser capaz de reagir com flexibilidade é, portanto, muito importante. A Bomech atendeu às demandas dessa flexibilidade desenvolvendo uma nova lança de mangueira de arrasto com largura máxima de trabalho de 36 metros. A lança recém-desenvolvida pode ser retraída 7,5 metros em ambos os lados e pode cobrir continuamente uma faixa de trabalho de 21 a 36 metros. Se a lança estiver retraída, mangueira após mangueira gira para cima em um caminho curvo. Como as mangueiras dobram no meio, elas ficam estanques.

Soluções com tecnologia NIRS e sistema de controle Isobus

A avaliação dos constituintes de fertilizantes orgânicos líquidos utilizando sensores NIRS já é familiar e está disponível no mercado há alguns anos. Com o OptiSensor Assist, a Samson está anunciando o uso da tecnologia NIRS em seus espalhadores universais. A aplicação pode, portanto, ser atribuída a valores teóricos constituintes e não mais baseada na quantidade teórica, como acontecia anteriormente. O sistema também pode documentar as quantidades de nutrientes de nitrogênio, fósforo e potássio para um campo específico.

Zunhammer apresentará seu sistema ECO-Duo Vario recentemente desenvolvido na Agritechnica. O sistema é baseado no sistema de controle Isobus e regula diferentes quantidades de chorume ou nutrientes separadamente e de forma variável por meio lado. Duas bombas variáveis que operam separadamente uma da outra alimentam cada uma metade do lado da lança. Os mapas de aplicação podem ser processados a um nível anteriormente não alcançado por meio lado. Se as saídas de distribuição de um meio lado forem fechadas pelo controle automático de seção devido à sobreposição, a quantidade de entrega da respectiva bomba de polpa é regulada adequadamente para manter constante a quantidade produzida por hectare.

Ao espalhar estrume agrícola sólido, até agora foi possível uma aplicação precisa ajustando a velocidade do piso raspador. A velocidade do piso de transporte influencia diretamente a distribuição do esterco na adubação orgânica. O desvio da velocidade de avanço ideal pode resultar em influências negativas na distribuição lateral do material. Com o SpeedControl, a Bergmann apresenta uma solução que regula a velocidade de avanço do trator através da integração do TIM no sistema de controle Isobus, como resultado da qual são possíveis quantidades variáveis de saída sem consequências negativas para a distribuição lateral devido a velocidades inadequadas no piso de transporte. Com esta solução de software, a velocidade do piso raspador permanece constante para permitir uma distribuição lateral ideal.

Evitando que o estrume seja jogado para trás

Soluções automatizadas e simples são a tendência atual. Em breve, a Briri oferecerá o rebaixamento automatizado do muro de contenção em espalhadores universais com rolos horizontais para evitar que o estrume seja jogado de volta para a cabine. O sistema regula a descida automaticamente sem intervenção do condutor em função do peso atual da carga ou da distância percorrida pelo piso raspador. A redução do descarte de esterco é o que a Briri chama de seu novo produto, que contribui para aumentar a segurança e o conforto do usuário.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro