Evolução dos pneus radiais e benefícios na aplicação agrícola

A tecnologia dos pneus radiais evolui a cada ano, tornando estes componentes cada vez mais importantes no conjunto de máquinas agrícolas

01.06.2016 | 20:59 (UTC -3)

Vários estudos realizados por entidades independentes, comprometidas com a melhoria da produtividade agrícola, no Brasil e no mundo, apontam que, quanto menor as pressões no interior de um pneu agrícola, melhores resultados agronômicos são obtidos e melhor é o desempenho das máquinas no campo.

Considerando que o pneu é o elo entre a máquina agrícola e o solo, podemos atribuir a ele uma série de compromissos relacionados com as performances dessa máquina e o seu impacto sobre a produtividade e a rentabilidade da lavoura. Desta forma, a decisão na escolha do pneu ideal para cada tipo de máquina, eixo e tipo de trabalho tem uma relação direta com os resultados obtidos em relação à produtividade no campo.

Por exemplo, o pneu de construção radial tem uma área de contato com o solo em até 30% a mais que um pneu de construção diagonal, nas mesmas condições de uso, de carga e dimensão do pneu.

Essa maior área de contato resulta em melhor distribuição da carga no solo e mais barras em contato com o solo. A construção radial permite também o uso de pressões menores comparativamente aos pneus diagonais. Mesmo entre os radiais se deve buscar os de menores pressões.

A banda de rodagem do pneu radial é estabilizada pela cinta de lonas existente no topo. Essas características aportam diversas vantagens no uso de pneus radiais em máquinas agrícolas, como veremos a seguir. Uma das mais importantes é a menor compactação do solo, que proporciona aumento da produtividade da lavoura e proteção ao solo quanto à erosão. Além disso, os pneus radiais possibilitam maior poder de tração, que proporciona melhor transferência da força motor ao solo. Esta combinação resulta em economia de combustível, aumento da velocidade ou redução de tempo de trabalho, uso de implementos maiores ou mais pesados, redução dos desgastes das partes mecânicas da máquina e diminuição do índice de patinagem.

Hoje, no Brasil, já existem soluções de pneus agrícolas com tecnologia radial, com o que tem de mais avançado em melhoria de performances. São tecnologias como “IF" – Improved Flexion – (radiais com bônus de 20% a mais de carga) e “VF" – Very high Flexion – (radiais com bônus de 40% a mais de carga).

Neste contexto, o grande desafio dos fabricantes de pneus é o de apresentar ao agricultor soluções que integrem redução de custos operacionais e aumento de produtividade. Um exemplo encontrado no Brasil é a tecnologia radial Michelin Ultraflex. Testes comparativos com pneus agrícolas, auditados pela Fundação Vanzolini, mostram que pneus com este tipo de configuração compactam cerca de 32% menos o solo e economizam cerca de 28% de combustível em relação a pneus radiais convencionais.

Se forem consideradas duas mil horas trabalhadas por máquina ao ano e um consumo médio de dez litros por hora, a economia anual, com a redução de consumo de combustível para 30 tratores, pode chegar a aproximadamente R$ 400 mil. E, se levarmos em conta os demais ganhos de produtividade, com a menor compactação do solo, esse número ainda aumentaria de forma significativa.

No Brasil, apenas cerca de 5% dos pneus agrícolas vendidos no mercado de reposição são radiais, enquanto na Europa 85% já são radiais. A radialização do mercado brasileiro será fundamental para o aumento da produtividade agrícola.

Em 2013, segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneus), a venda de pneus radiais no mercado de reposição cresceu 37%, enquanto os pneus diagonais apenas 7% em comparação com o ano anterior. O mercado de pneus radiais para equipamentos originais cresceu 176% contra 18% de crescimento para os pneus diagonais (Anip - 2013 vs 2012). Isso demonstra claramente que já há uma grande demanda de tecnologia pelos clientes, sejam produtores agrícolas ou montadoras que já compreenderam que as máquinas agrícolas necessitam de pneus radiais para maximizar sua produtividade em todos os tipos de cultura.

Vantagens pneus radiais especiais em comparação com pneus standard

PERFORMANCE

VANTAGENS

Características técnicas versus tecnologias standard

Proteção do solo

Menor compactação:

  • melhor desenvolvimento das raízes
  • preservação do patrimônio agronômico

Sulcos menores:

  • Melhor circulação de ar e água
  • Crescimento uniforme da lavoura

Menor pressão (20% a 40% inferior) sob forte carga e a alta velocidade

Perfeita divisão da carga graças a uma maior área de contato com o solo

Aumento significativo do número de barras no solo

Economia de combustível

Nítida redução do índice de patinagem:

  • Perfeita operação dos desempenhos das máquinas
  • Redução de trabalho

Longevidade

Excepcional capacidade de tração:

  • Redução do desgaste do pneu no campo

Resistência à abrasão e ao aquecimento:

  • Redução do desgaste do pneu na estrada

Alto nível de conforto

  • Respeito aos homens e preservação material

PERFORMANCE

VANTAGENS

Características técnicas versus tecnologias standard

Proteção do solo

Menor compactação:

  • melhor desenvolvimento das raízes
  • preservação do patrimônio agronômico

Sulcos menores:

  • Melhor circulação de ar e água
  • Crescimento uniforme da lavoura

Menor pressão (20% a 40% inferior) sob forte carga e a alta velocidade

Perfeita divisão da carga graças a uma maior área de contato com o solo

Aumento significativo do número de barras no solo

Economia de combustível

Nítida redução do índice de patinagem:

  • Perfeita operação dos desempenhos das máquinas
  • Redução de trabalho

Longevidade

Excepcional capacidade de tração:

  • Redução do desgaste do pneu no campo

Resistência à abrasão e ao aquecimento:

  • Redução do desgaste do pneu na estrada

Alto nível de conforto

  • Respeito aos homens e preservação material


Este artigo foi publicado na edição 143 da revista Cultivar Máquinas. Clique aqui para ler a edição.

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