Entrega de fertilizante cresce 16,7% em setembro
Registro de importação acompanha alta; trata-se de volume 25,3% maior em comparação ao mesmo mês de 2022
A Yara anunciou investimento de R$ 90 milhões em sua linha de produtos foliares YaraVita no Brasil. O aporte será destinado à ampliação de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ao incremento de portfólio – com novos e mais modernos produtos e soluções patenteadas – e à contratação de equipes especializadas no segmento para pesquisa e geração de demanda, um total aproximado de 50 novos postos de trabalho, que se somarão aos representantes técnicos da empresa já espalhados pelo país.
O lançamento da YaraVita foi informado pela Revista Cultivar em 29.11.2023: "Yara comunica lançamento comercial da marca YaraAmplix no Brasil".
De acordo com o presidente da Yara Brasil, Marcelo Altieri (na foto), o investimento reforça ainda mais o foco da companhia no portfólio de fertilizantes de alta tecnologia. “Estamos desenvolvendo pesquisas para o lançamento de novas soluções nutricionais até 2025, que chegarão para complementar o nosso portfólio e apoiar o agricultor brasileiro a produzir mais com menor impacto ambiental, alinhado às premissas da agricultura regenerativa”, conta.
YaraVita é uma linha de fertilizantes líquidos com macro e micronutrientes para aplicação foliar, solo, tratamento de sementes e recobrimento de fertilizantes sólidos. É recomendada como complemento à adubação sólida, indicada para aumentar a qualidade e eficiência de culturas como café, cana-de-açúcar, milho, soja e trigo.
Neste ano, um novo produto, o YaraVita NRhizo, foi agregado ao portfólio com foco no tratamento de sementes de leguminosas. Ele combina macro e micronutrientes com substâncias com matriz orgânica, promovendo o aumento da fixação biológica de nitrogênio pela planta, que bem nutrida melhora sua resposta em caso de condições abióticas estressantes, como a seca e o calor extremo.
Segundo a Abisolo, o mercado de fertilizantes especiais de alta tecnologia manteve a trajetória de crescimento em 2022, com faturamento 33,2%, superior ao obtido em 2021. “Podemos afirmar que, ao longo de 2023, a Yara avançou em sua estratégia de negócio no oferecimento de soluções nutricionais com maior valor agregado e uma revisão de portfólio com foco em ofertar soluções nutricionais de alta tecnologia, e seguiremos com esse olhar cada vez mais atento para práticas sustentáveis e a redução de pegada de carbono na produção agrícola”, afirma Altieri.
Além da nova estratégia comercial, a empresa possui diversas iniciativas voltadas a promover uma transição energética em suas operações e colaborar na descarbonização das cadeias agroalimentar e industrial, como a adoção de biometano na produção de amônia, parcerias com cooperativas agrícolas para a comercialização do fertilizante verde e acordos com a indústria de alimentos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura