Governo estuda permitir compra de alimentos barrados pelos EUA
Mudança na lei pode autorizar estados a adquirir peixes e frutas afetados por tarifa de 50%
A Yara, multinacional especializada em nutrição de plantas, desenvolveu uma nova estratégia de acesso a mercado no Brasil. Agora, o foco é ampliar a oferta de produtos de alta tecnologia e valor agregado ao produtor rural. Para isso, a empresa está fechando acordos comerciais com distribuidores de insumos para que eles sejam referência da marca no campo, com duração inicial de quatro anos.
A seleção leva em conta o histórico, performance e localização dos canais, com a condição de exclusividade Yara para vendas na categoria de fertilizantes. Até o momento, nove parcerias já foram firmadas, somando 28 lojas. Com um investimento de R$10 milhões nesta iniciativa, a meta é engajar 50 distribuidores até 2028.
A companhia garantiu uma estrutura robusta, com equipe exclusiva para atendimento dos revendedores, bonificação extra em programas de relacionamento, além de reformas nas lojas, incluindo uma nova identidade visual para as fachadas. As obras de repaginação começaram a ser entregues ainda no mês de julho.
Segundo Daniel Lopes (na foto), diretor de marketing da Yara, os resultados do modelo já surpreendem. No primeiro trimestre do ano, os distribuidores de insumos que participam da iniciativa venderam quase o dobro da meta estipulada para o período.
“É um modelo que gera valor para todos os envolvidos. Os produtores passam a ter um atendimento muito mais ágil e qualificado nas lojas, que por sua vez melhoram a retenção de clientes e a geração de demanda, enquanto a Yara eleva a penetração de mercado de seu portfólio de fertilizantes de alta tecnologia”, explica.
O foco do programa está, inicialmente, nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde há forte representatividade especialmente de hortifruti, culturas significativamente beneficiadas pela adoção dos adubos de alta tecnologia, com a melhoria da qualidade nutricional dos produtos, aparência, durabilidade e firmeza de cascas e folhas, atributos que são importantes para rentabilização de frutas, legumes e hortaliças.
A rede atual de distribuidores exclusivos conta com as empresas Cultivar Agricola, Fonte Agrícola, Milharal, Agro & Pec, Cultivar Cerrado, Agrofert, Comatec, Ir. Ferriera e Agroponto. As lojas estão distribuídas nos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura