VLI amplia recorde de movimentação portuária no Norte

Juntos, portos operados pela companhia no Maranhão e no Ceará movimentaram 13,3 milhões de toneladas

22.04.2025 | 14:37 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Pedro Araújo

A VLI registrou em 2024 a maior movimentação da história no Corredor Norte, atingindo 13,3 milhões de toneladas nos portos de São Luís (MA) e Pecém (CE). O volume representa um aumento de 6,4% em relação a 2023 e supera em 3% o recorde anterior, registrado em 2021. 

O Corredor Norte da companhia é estratégico para o escoamento de grãos como soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e ferro gusa, conectando áreas produtoras do Matopiba, Pará, Mato Grosso e Goiás aos portos do Maranhão e Ceará. Em Pecém, a VLI também movimenta carvão mineral e minério de ferro para o setor siderúrgico. 

Competitividade no setor

Para manter a competitividade e aumentar a capacidade logística, a VLI investiu cerca de R$ 1,5 bilhão nos últimos cinco anos na estrutura do corredor, incluindo novos vagões, locomotivas e melhorias operacionais. 

Ederson Almeida, diretor de Operações do Corredor Norte da VLI, afirma que o Arco Norte tem ganhado cada vez mais relevância no cenário das exportações brasileiras. “O Estado do Maranhão, por exemplo, tem clima e infraestrutura forte e pode se destacar cada vez mais na produção nacional, mas é necessário manter a competitividade local, o que inclui não estabelecer novas formas de tributação, que podem desbalancear os fluxos logísticos locais e ter impactos negativos no crescimento da região”, conclui. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025