John Deere lança colhedoras Série S7 com tecnologia preditiva
Apresentação aconteceu durante o "John Deere Space"
O Vinitaly, um dos maiores eventos do setor vitivinícola mundial, que acontece até o próximo dia 9 de abril, em Verona (Itália), abre espaço para uma seção dedicada exclusivamente ao trabalho nos vinhedos.
A exposição sobre trabalho foi organizada pela FederUnacoma, a federação italiana de fabricantes de máquinas agrícolas. Ela recria o ambiente dos vinhedos e apresenta 11 tipos de veículos especializados.
Entre os equipamentos em exibição estão tratores especializados, veículos de tratamento e colhedoras de uvas. Todos documentam a completa mecanização da viticultura, que, com veículos cada vez mais sofisticados, consegue monitorar a saúde das culturas, realizar tratamentos ecológicos e transportar as uvas de forma que preserva suas propriedades intactas.
Robótica e sistemas digitais avançados também fazem parte do processo produtivo. A exposição de Verona inclui três robôs projetados para proteção e manutenção das culturas, capazes de avaliar as necessidades do cultivo e intervir de maneira autônoma e eficiente. Esses robôs representam o futuro da viticultura, combinando inovação e sustentabilidade.
Mariateresa Maschio, presidente da FederUnacoma, ressaltou a liderança da indústria italiana em tecnologias para vinhedos e culturas especializadas. “A indústria italiana é líder mundial porque se desenvolveu em contato direto com as vinícolas e com as necessidades e tradições únicas das regiões produtoras”, afirmou Maschio. Ela também destacou que a expertise adquirida nas diversas regiões vinícolas da Itália, como as Langhe no Piemonte, as colinas da Toscana, os vales do Vêneto e Trentino, e as costas da Apúlia e Sicília, tem sido amplamente valorizada nos mercados internacionais.
A presidente da FederUnacoma defende que o uso de máquinas italianas é uma marca registrada da viticultura de qualidade em todo o mundo. “Hoje, em qualquer parte do mundo, a viticultura de qualidade é feita com máquinas italianas”, destacou. Simona Rapastella, diretora geral da entidade, também enfatizou a importância da colaboração com o Ministério da Soberania Alimentar em diversas iniciativas que promovem a mecanização no setor agroalimentar, e que visam educar o público sobre os veículos "made in Italy".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura