Vinhos de IGs gaúchas na Rio+20

18.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Giovani Capra

A produção de vinhos da Serra Gaúcha estará representada na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que, aberta quarta-feira (13), segue até sexta-feira da próxima semana, 22, no Rio de Janeiro, RJ. Essa participação se dará por meio da apresentação de vinhos das Indicações Geográficas (IGs) Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira no jantar de lançamento do Bacalhau da Amazônia, que acontecerá segunda-feira (18), no restaurante Aprazível, também no Rio, para convidados.

O evento, uma promoção do Governo do Estado do Amazonas, colocará em evidência o pirarucu seco e salgado, oriundo da primeira indústria de salga de pescado. Única do gênero na América do Sul, essa indústria processa o peixe manejado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, respeitando os recursos naturais e gerando emprego e renda para a população local, em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas.

Para o lançamento, serão especialmente preparados pratos para degustação do Bacalhau da Amazônia, a serem harmonizados, então, com vinhos do Vale dos Vinhedos e de Pinto Bandeira. A Embrapa Uva e Vinho, que apoia o desenvolvimento de IGs de vinhos finos e espumantes, estará representada no evento, por seus técnicos João Carlos Taffarel e Irineo Dall’Agnol. “Também serão servidos vinhos do Vale do Submédio São Francisco, uma nova fronteira vitivinícola do Brasil”, observa Taffarel.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025