Oferta de água é preocupação da pesquisa agropecuária
Na cerimônia de anúncio do World Food Prize 2013 (Prêmio Mundial de Alimentação) realizada na última quarta-feira (19), em Washington, nos EUA, um dos pioneiros da biotecnologia, Robert Fraley foi premiado por seu trabalho na área. O reconhecimento do vice-presidente de Tecnologia e cientista-chefe da Monsanto refere-se à pesquisa, em que ele e seu time foram os precursores, sobre biotecnologias de plantas e sua aplicação no melhoramento genético avançado e técnicas de melhoramento na agricultura.
"É com humildade que tenho a extraordinária honra em receber o World Food Prize e ingressar no rol de tantos premiados talentosos que vieram antes de mim", disse Fraley. “É um prêmio que eu dedico ao time da Monsanto. Eu realmente acredito que estamos apenas no início das possibilidades que temos de proporcionar inovações aos agricultores que oferecem segurança alimentar aos consumidores de todo o mundo. O World Food Prize nos dá uma plataforma importante para que possamos nos envolver em um novo diálogo global que permita aos agricultores acesso a ferramentas agrícolas avançadas, garantindo um abastecimento alimentar sustentável para todos.”
O World Food Prize foi criado em 1987 pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o falecido Norman Borlaug, e é o prêmio internacional mais importante que reconhece as pessoas que contribuíram com o aumento da qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo. Além de Fraley, o prêmio será recebido pelos cientistas Marc Van Montagu, Ph.D., e Mary-Dell Chilton, Ph.D.
“Em nome do meu avô, eu gostaria de parabenizar Robb Fraley por ter sido um dos nomeados ao World Food Prize deste ano”, disse Julie Borlaug, neta do falecido Dr. Borlaug e diretora associada de relações externas do Instituto Norman Borlaug para a Agricultura Internacional. “Meu avô era um forte defensor da necessidade de inovação para ajudar na luta contra a fome e na crença de que os pequenos agricultores em todo o mundo merecem todas as oportunidades de acesso a essas tecnologias extremamente importantes. Robb é um defensor incansável desses esforços, dedicando sua carreira à segurança alimentar por meio de avanços científicos na agricultura.”
“Durante os últimos 60 anos, a ciência de genética molecular, também conhecida como Nova Genética, abriu oportunidades incomuns para moldar o futuro da agricultura, indústria, medicina e proteção do meio ambiente", disse o Dr. M.S. Swaminathan, reconhecido cientista indiano e Presidente do Comitê de Seleção de Nomeados ao World Food Prize. “Portanto, é conveniente que o World Food Prize seja concedido este ano para alguns dos pioneiros da Nova Genética, que abriram oportunidades para que se alcançasse um equilíbrio entre os números humanos e a capacidade de produzir uma alimentação adequada.”
Nascido em uma pequena comunidade rural no centro de Illinois, Fraley fez cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Illinois e realizou seu trabalho de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Ingressou na Monsanto em 1981 como pesquisador associado sênior e, em 1983, ele e seu time anunciaram a criação das primeiras plantas geneticamente modificadas. Desde então, milhões de agricultores no mundo vem se beneficiando com esta pesquisa pioneira na área de biotecnologia e com o foco contínuo no desenvolvimento de tecnologias avançadas de melhoramento genético.
Fraley será agraciado com o World Food Prize em uma cerimônia em outono, que acontecerá em conjunto com o Simpósio Internacional Norman E. Borlaug em Des Moines, Iowa, de 16 a 18 de outubro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura