STIHL conquista Top of Mind Rural nas categorias Roçadeiras e Motosserras
A seca é o fator que mais provoca perdas na agricultura. Com a expectativa de elevação das temperaturas e agravamento dos períodos de estiagem, pesquisadores estão empenhados em antever cenários futuros e encontrar formas de aumentar a eficiência do uso da água na produção rural. O tema está em discussão no workshop que começou na quarta (19) e segue até sexta-feira (21), em Brasília/DF, reunindo cientistas da Embrapa e do The Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO, principal instituição de pesquisa da Austrália. O evento é promovido pela Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Relações Internacionais da Empresa.
O chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, conta que a Embrapa já investe no uso eficiente da água há vários anos, com diversas culturas. No workshop, cientistas brasileiros e australianos estão apresentando as estratégias adotadas para melhorar essas caraterísticas em culturas como cana, café, soja, arroz e trigo. Ao final do evento, “vamos discutir quais grupos podem trabalhar melhor em colaboração”, diz Capdeville.
No território australiano, as plantações estão em pequenas faixas ao Sul, Nordeste, Leste e Oeste, onde se produz, principalmente, trigo, algodão, cana-de-açúcar e uva para produção de vinho. Na imensa área central composta por desertos e parques nacionais, é praticada a pecuária extensiva, com ainda menos cabeças de gado por hectare do que no Brasil. A maior parte da produção agrícola é exportada, sendo a Austrália o principal fornecedor de açúcar do leste asiático.
O pesquisador Mark Peoples, do CSIRO, conta que, tal como a brasileira, a agricultura australiana tem enfrentado alta dos custos agrícolas e instabilidade do mercado. Mas o maior desafio para o setor, ressalta, é o gerenciamento da água utilizada na produção. A Austrália passa por períodos de redução do volume de chuvas que pode durar alguns anos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura