Vermeer mostra na Fenasucro a enorme quantidade de energia que a palha de cana pode gerar

29.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa Fenasucro

Imagine um desperdício de 40 milhões de megawatts, quase metade do que gera a Usina de Itaipu. Pois é isso que ocorre anualmente no Brasil, já que as 84 milhões de toneladas de palha deixadas nos canaviais a cada safra da cana-de-açúcar tem esse exato potencial energético. E é para fazer com que todo o setor sucro-energético aproveite essa oportunidade que a Vermeer está presente na Fenasucro, onde exibe um portfólio de soluções para o aproveitamento de subprodutos da cana.

Usar palha, folhas e pontas e mudas da cana-de-açúcar como fonte de energia para movimentar o maquinário que produz álcool e açúcar é uma medida que gera grande economia para as usinas. Além disso, não compromete os recursos não renováveis e o meio ambiente. A Vermeer possibilita isso com enleiradores, enfardadoras e trituradores expostos na feira.

Além de todo seu maquinário, a Vermeer apresenta também um case para estimular os visitantes de seu estande. A companhia vendeu para a Usina da Pedra, na cidade de Serrana (SP), o triturador horizontal de palha HG6000E. A queima desse insumo tem sido um aditivo ao processo de queima de bagaço e o processo de geração de energia elétrica foi potencializado. Com a nova máquina, a usina consegue atender sua demanda e ainda vende o excedente: a tonelada da palha está sendo comercializada por R$ 216,00.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025