XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - Conird será realizado em Luís Eduardo Magalhães

28.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa Embrapa Café

Tecnologias e práticas desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café - cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café – serão discutidas durante o XXIII Conird - que acontece de 13 a 18 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O Conird é um evento nacional, com parcerias internacionais, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – Abid, que este ano conta com a co-realização da Embrapa Café. A associação faz parte da Internacional Commission on Irrigation and Drainage – ICID, que congrega mais de uma centena de países e tem sede em Nova Deli, na Índia.

O Conird visa fortalecer o debate entre pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores em favor do desenvolvimento sustentável do agronegócio aliado à agricultura irrigada. Inclusão social e geração de riquezas e oportunidades de negócios para o setor rural; gestão dos recursos hídricos; manejo da agricultura irrigada e estabelecimento de arranjos produtivos e comerciais para o aumento de produtividade serão temas de destaque este ano durante o evento.

O gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, participará, como debatedor, da conferência “O desenvolvimento científico e tecnológico da agricultura irrigada - o exemplo do Consórcio Pesquisa Café em favor da cafeicultura irrigada”. Também como debatedor, Antonio Guerra, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Café, participará da conferência “Agricultura irrigada e a gestão dos recursos hídricos com a integração das águas subterrâneas: o exemplo do aquífero Urucuia”. Na ocasião, ambos irão apresentar tecnologias geradas pelo Consórcio Pesquisa Café para o desenvolvimento da cafeicultura no País.

Guerra liderou vários projetos de pesquisa que levaram à constatação da eficácia do estresse hídrico controlado, prática desenvolvida pela Embrapa Cerrados. A tecnologia possibilita a sincronização do desenvolvimento das gemas reprodutivas e o equilíbrio nutricional do cafeeiro - além de reduzir uso de água e energia, o que proporciona ganhos superiores a 33% de produtividade, melhoria na qualidade dos grãos e economia no processo de colheita, contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio café.

A oficina “Cafeicultura Irrigada - arábica e conilon” será coordenada pelo pesquisador Sérgio Parreiras Pereira, do Instituto Agronômico de Campinas – IAC e pelo pesquisador André Fernandes, da Universidade de Uberaba – Uniube. Ambas as instituições – IAC e Uniube - são parte do Consórcio Pesquisa Café. Durante a oficina, serão discutidas tecnologias e inovações recentes relacionadas às boas práticas agrícolas e que visem à sustentabilidade e o manejo de irrigação.

Para o presidente da Abid, Helvecio Mattana Saturnino, “o café manterá seu lugar de destaque no Conird, aliado a outras culturas perenes, despertando sinergismo, ganhos de conhecimentos e complementaridade”.

Expectativas - São esperados 800 participantes e 35 expositores. Na solenidade de abertura do Congresso, 13 de outubro, a conferência tratará da importância da agricultura irrigada a fim de promover o desenvolvimento de municípios produtores. Durante os dois últimos dias do evento serão realizados dias de campo em que os interessados poderão ampliar, na prática, conhecimentos sobre a agricultura irrigada, cuidados ambientais e gestão dos recursos hídricos em favor do melhor desenvolvimento dessa modalidade de agricultura.

Saiba mais sobre o Conird no site http://www.abid.org.br/conird.asp

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro