Valtra apresenta sistema de piloto automático especialmente desenvolvido para o setor canavieiro

15.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Valtra, marca do grupo AGCO, líder no setor canavieiro, lança uma parceria inédita com a Usina Santa Fé, de Nova Europa, São Paulo. A iniciativa levará para o campo uma nova versão do Piloto Automático System 150, desenhado especialmente para o setor canavieiro, que reduzirá tempo, custos, mão-de-obra, além da otimização e melhor planejamento do plantio da cana-de-açúcar na usina.

 

Essa nova versão do sistema de Piloto Automático System 150, desenvolvido pela ATS, divisão de tecnologia da AGCO e pela Topcon tem capacidade para trabalhar nas exigentes condições do setor canavieiro, aumentando a capacidade operacional de plantio em até 20%, otimizando as linhas de cana e reduzindo o consumo de combustível. Também oferece maior longevidade ao canavial, proporcionando planejamento prévio do plantio, tráfego controlado e compactação sempre no mesmo local, cultivo e colheita mecanizada sem pisoteio na linha e rastreabilidade das operações.

 

O projeto desenhado pela Valtra, ATS e Topcon teve início em 2009 com a pesquisa em diversos clientes com o objetivo de conhecer e mapear as reais necessidades do setor canavieiro. O grande desafio era desenvolver em um curto período um produto robusto, seguro e que atendesse todas as necessidades específicas do segmento.

 

Para a concretização do projeto a Valtra contou com um parceiro muito importante, que possibilitou trabalhar de perto, no próprio campo todas as funcionalidades do sistema e realizar os ajustes necessários para o total sucesso da nova tecnologia, que foi a Usina Santa Fé. “A aproximação aconteceu pelo forte interesse de ambos. Nosso de oferecer a solução completa para o plantio mecanizado de cana e do cliente em investir e adotar novas tecnologias. Com isso, a Usina Santa Fé deixou de ser mais um cliente e se tornou uma grande aliada neste importante passo do agronegócio”, afirma Jak Torretta, diretor de produtos da AGCO América do Sul.

 

A parceria, inédita no setor, foi realizada com a ajuda de três vertentes: montadora, fornecedor e cliente. Após buscar várias alternativas no mercado, a Usina Santa Fé é o primeiro grande cliente da Valtra a fazer uso dessa nova tecnologia e desde o segundo semestre deste ano todo o plantio mecanizado já está sendo programado e realizado com o uso do conjunto, trator BH185i e piloto automático System 150. Ao total serão 14 conjuntos entregues até o final de 2010.

 

Para a implantação do projeto a Valtra ofereceu apoio técnico, treinando todos os operadores e técnicos da usina, tornando-os aptos e capacitados para operar com a nova tecnologia. A empresa acompanhou todo o início e implantação do sistema, atuando fortemente em todas as etapas.

 

“Hoje, a Usina Santa Fé já está plantando com projetos previamente planejados no escritório e operando com a metodologia mais moderna no uso de piloto automático”, João Giro Filho, gerente agrícola da Usina Santa Fé.

 

Outro grande benefício é o fato do sistema poder ser transferido para as demais máquinas da fazenda, oferecendo uma solução completa em direcionamento automático que abrange todas as operações (preparo, plantio, pulverização e colheita), maximizando o retorno sobre o investimento.

 

“Para nós o importante não é oferecer apenas um produto, mas uma solução completa para o plantio. Isso é o que nos diferencia perante os nossos clientes, pode atuar um consultor, desde a implantação até o resultado final que é o momento da colheita”, finaliza Torretta.

 

Sobre a Usina Santa Fé

 

A história da Usina Santa Fé tem origem em 1925, na cidade de Nova Europa, interior de São Paulo, quando a família Magalhães inicia a implantação de uma usina de açúcar, denominada na época de Companhia Açucareira Itaquerê, em homenagem ao rio Itaquerê que passa próximo às suas terras. Em 1972, a família Malzoni adquire 100% das quotas da Companhia Açucareira Itaquerê, que passou a chamar Usina Santa Fé Ltda., e posteriormente transformada em uma Sociedade Anônima de Capital Fechado (S/A). Nos últimos anos, o grupo acelerou investimentos na indústria e na área agrícola, passando de uma moagem de 1,1 milhões de toneladas na safra 2003/04 para 2,8 milhões nesta Safra 2010/201.

 

 

Camila Gonzaga

S2Publicom

camila.gonzaga@s2publicom.com.br

(11) 3027-0220

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro