Uso de inoculantes para fixação biológica do nitrogênio é tema palestras

13.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Para esclarecer as vantagens oferecidas pelo uso de inoculantes em lavouras de leguminosas, a Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) realiza, entre os meses de julho e agosto, um ciclo de palestras gratuito sobre a fixação biológica de nitrogênio.

Além deste tema, o engenheiro agrônomo, especialista em agronegócios, Vlamir Brandalizze fará uma apresentação sobre mercado de soja - situação atual e perspectivas. O evento passará por cidades no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Bahia e Maranhão.

O conteúdo das palestras levará aos interessados as mais recentes informações sobre a tecnologia do uso do nitrogênio via biológica, mostrando que este sistema é fator de rendimento e enriquecimento do solo. De acordo com Solon C. de Araújo, consultor da ANPII, este ciclo de palestra vem em um momento no qual duas tendências se destacam: o uso intensivo de produtos biológicos e de tecnologias avançadas. "A utilização dos inoculantes enquadra-se nestas duas tendências, pois é um típico produto biológico, composto de bactérias nativas do solo e existem inúmeros trabalhos de pesquisa mostrando que seu uso é um fator de aumento de produtividade e, em paralelo, aumenta a fertilidade do solo, enriquecendo-o em nitrogênio, nutriente que será utilizado na cultura que poderá suceder a soja", explica Solon.

Um levantamento feito no ano passado pela ANPII, com cerca de 600 agricultores em todo o Brasil, apontou que muitos ainda desconhecem as vantagens da prática de inoculação. "Muitos produtores ainda deixam de se beneficiar do uso do nitrogênio biológico por desconhecerem como obter ganhos de produtividade com o uso deste insumo", diz o consultor da ANPII. Os números levantados variaram de estado para estado, mostrando que o uso de inoculantes é maior no centro oeste, diminuindo no sul do país.

Datas e locais das palestras:

Data: 21 de julho

Horário: 19 horas

Cidade: Chapadão do Sul (MS)

Local: Sindicato Rural - Rodovia MS 306, Km 101, Zona Rural

Palestrantes: Fábio Mercante e Vlamir Brandalizze

Data: 22 de julho

Horário: 19 horas

Cidade: Rondonópolis (MT)

Local: Novotel Rondonópolis - Rua Floriano Peixoto, 711 - Centro

Palestrante: Fábio Mercante e Vlamir Brandalizze

Data: 23 julho

Horário: 19 horas

Cidade: Sorriso (MT)

Local: CTG - Centro de Tradições Gaúchas - Rua Mato Grosso, s/n, c 3767

Palestrante: Fábio Mercante e Vlamir Brandalizze

Data: 05 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Uberaba (MG)

Local: em aberto

Palestrante: Gustavo Pazzetti e e Vlamir Brandalizze

Data: 06 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Rio Verde (GO)

Local: Gelps Hotel - Rua Abel Pereira de Castro, 1362

Palestrante: Gustavo Pazzetti e Vlamir Brandalizze

Data: 12 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Maringá (PR)

Local: Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário

Palestrante: Rubens Campo e Vlamir Brandalizze

Data: 13 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Toledo (PR)

Local: Olinda Park - PR-182 para Guaíra, km 2,5

Palestrante: Rubens Campo e Vlamir Brandalizze

Data: 18 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Passo Fundo (RS)

Local: Hotel Vila Vergueiro - Rua Lava Pés, 1000

Palestrante: Professor Enilson Sá

Data: 19 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Santo Ângelo (RS)

Local: em aberto

Palestrante:Professor Enilson Sá

Data: 25 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Luis Eduardo Magalhães (BA)

Local: em aberto

Palestrante: Professor Gustavo Pazzetti

Data: 27 de agosto

Horário: 19 horas

Cidade: Balsas (MA)

Local: Unibalsas - Faculdade de Balsas - BR 230, Km 5

Palestrante: Professor Gustavo Pazzetti

Mais informações:

Telefone: (19) 8122-7687

E-mail:

ou

Site:

Lívia Mota

newslink comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025