Mantega assina portaria para retomada dos leilões em MT

10.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assinou a portaria interministerial para a retomada dos leilões de milho em Mato Grosso e o documento foi encaminhado quinta-feira (09/07) para o Ministério do Planejamento.

Com a agilização das assinaturas nos ministérios (Agricultura, Fazenda e Planejamento), a expectativa é de que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgue na próxima semana o aviso do edital contendo as especificações sobre o leilão.

Na quarta-feira (08/07), o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, havia garantido agilidade, na pasta, dos trâmites da portaria ao presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, e ao senador Gilberto Goellner.

"Com o andamento dado pelos ministérios, estamos mais confiantes sobre a retomada do leilão na próxima semana. As ofertas públicas são fundamentais neste momento, pois os preços já estavam abaixo do valor mínimo estipulado pela Conab e depois da suspensão dos leilões caíram mais ainda", pontua Glauber. Os leilões foram suspensos por constatação da participação de CPFs de não produtores.

A expectativa é que os valores dos prêmios oscilem entre R$ 3 e R$ 5, no estado e que mais 2 milhões de toneladas sejam vendidas por meio dos instrumentos de comercialização do governo.

Sandra Pinheiro Amorim e Andréia Coutinho

Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso

/ (65) 3644-4215

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro