Usina Santa Terezinha e TIM levam 4G para 700 mil hectares no Paraná

Parceria investe R$ 44 milhões para conectar áreas rurais

09.07.2025 | 13:35 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Cid Luis

A Usina Santa Terezinha firmou parceria com a TIM para levar conectividade móvel a mais de 700 mil hectares no Paraná, sendo 300 mil de área produtiva. O projeto, com aporte de R$ 44 milhões, beneficia 51 municípios do noroeste paranaense, conectando mais de 5.200 propriedades rurais, sete unidades de saúde e duas escolas municipais.

Com sede em Maringá, a usina aposta na transformação digital para aumentar produtividade e eficiência. A TIM reconhece o setor sucroenergético como um dos mais automatizados do país. A parceria surge como resposta à demanda por conectividade no campo e promete ampliar o acesso a serviços públicos e oportunidades de negócios.

A iniciativa conta com apoio do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Invest Paraná, e busca promover o desenvolvimento sustentável no Estado. A nova cobertura vai permitir evolução tecnológica nas operações da usina e inclusão digital de comunidades vizinhas, hoje sem acesso à internet.

Com a expansão do 4G, os moradores terão acesso mais fácil à informação, saúde e educação. A TIM promete rede aberta, com a mesma qualidade oferecida nos centros urbanos.

“A força do agronegócio paranaense impulsiona a economia, e ficamos felizes em apoiar esse crescimento com uma rede que beneficia também escolas, produtores e unidades de saúde”, afirma Fabio Avellar, vice-presidente de Receitas da TIM.

Fundada em 1964, a Usina Santa Terezinha emprega mais de oito mil pessoas em 35 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Em território paranaense, atua em cidades como Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, São Tomé, Ivaté e Umuarama. Em Mato Grosso do Sul, opera em Eldorado. A empresa se destaca como um dos maiores empregadores e contribuintes da região.

“O compromisso da usina vai além da produção de açúcar e etanol. Buscamos promover o bem-estar das comunidades onde atuamos. Essa parceria amplia o acesso à tecnologia e fortalece nosso papel social”, afirma Paulo Meneguetti, presidente da companhia.

Com contratos com mais de 60 grandes grupos do setor agroindustrial, incluindo São Martinho, BP Bioenergy e Citrosuco, a TIM planeja chegar a 26 milhões de hectares conectados em 2025. Além disso, a empresa opera a maior rede de Internet das Coisas (NB-IoT) do país, com presença em mais de 5.100 cidades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025