UPL participa da 10ª Galeria da Citricultura

17.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

Organizado pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, a SRNP, a 43ª ExpoParanavaí teve em sua programação a já tradicional Galeria da Citricultura, que este ano esteve em sua décima edição. O evento reuniu produtores de citros de diversas cidades da região e de outros estados entre os dias 11 e 14 de março.

Foram desenvolvidas 16 palestras técnicas, ministradas por engenheiros agrônomos, consultores e pesquisadores, que trataram de temas relacionados à tecnologia, manejo de pragas em citros, doenças, melhoramento genético, linhas de crédito, resultados da irrigação na citricultura, entre outros.

MOMENTO UPL

Segundo o Coordenador de Mercado da UPL, o engenheiro agrônomo Guilherme Volante Garcia, a ideia foi levar pesquisadores renomados para falar sobre os principais desafios do segmento. “No caso da UPL, convidamos o engenheiro agrônomo Marcelo Scapin, pesquisador do Fundecitros. Durante o ‘Momento UPL’ ele falou sobre ‘adequação no volume de calda na citricultura’, fator diretamente relacionado ao Greening - uma doença que provoca desfolha, morte dos ramos e maturação irregular dos frutos”, explica.

No Brasil, as primeiras plantas com sintomas de Greening, de acordo com o Fundecitros, foram descobertas em 2004 em pomares das regiões centro e sul do Estado de São Paulo. Atualmente também ocorre em Minas Gerais e no Paraná, tendo se transformado na principal fonte de preocupação dos produtores brasileiros.

O sintoma inicial do Greening aparece, geralmente, em um ramo que se destaca pela presença de folhas de cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. Segundo Garcia, a doença é provocada por uma bactéria e não existe um produto adequado no mercado para combater o problema. “O que os produtores podem fazer é atacar o mosquito vetor. E para isso a UPL tem um portfólio completo de soluções”. A palestra de Scapin aconteceu no dia 13, quinta-feira, no recinto de exposições do evento, localizado no quilômetro 108 da BR 376, também conhecida como Rodovia do Café.

AGRICULTURA É NOSSA CULTURA

Especializada em pesquisa, manufatura, marketing, vendas e distribuição de agroquímicos, a UPL está presente ao redor do mundo com fábricas na Índia, Argentina, China, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Vietnã.

A meta da UPL Brasil é atingir um faturamento de U$ 1 bilhão até 2018, reforçar a atuação em culturas onde ela já tem forte presença no mercado brasileiro, como soja e milho, e ampliar o seu atual portfólio para culturas nas quais a sua participação ainda é recente, como cana-de-açúcar, arroz, café, citros, algodão e hortifruti.

“O foco em cultivos chave nos dá acesso a um mercado de alto potencial no Brasil. Além disso, os gestores da empresa no Brasil têm larga experiência no setor de defensivos agrícolas”, destaca o executivo indiano Jai Shroff, CEO da UPL. “Somos uma companhia de soluções completas para atender ao mercado em toda a sua amplitude”, reforça Carlos Pellicer, General Manager da UPL Brasil.

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