CESB lança 2º protocolo da Rede de Pesquisas em busca de tecnologias e métodos inovadores para o aumento da produtividade de soja
O Instituto de Educação Especializada no Agronegócio (I-UMA) promoverá o primeiro Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em cinco cidades referências da cadeia econômica e de produção rural no Rio Grande do Sul. Dom Pedrito, Cruz Alta, Bento Gonçalves, Teutônia e Não Me Toque, e suas respectivas regiões, receberão os encontros técnicos que buscam fomentar o conhecimento aplicado para a gestão e a inovação em segmentos estratégicos do setor. A expectativa é de mobilizar cerca de 100 municípios, entre as regiões que receberão os eventos. A entrada é franca.
Um café da manhã, com palestra do chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailto Pillon, marcará o lançamento do Circuito nesta segunda-feira, 17 de março. O tema será “Segurança Alimentar e Tecnologias Sustentáveis: desafios e oportunidades”. Doutor em Ciência do Solo (UFRGS), ele destacará novidades como o manejo da fertilidade da terra para garantir aumento em produtividade.
A apresentação do Circuito ocorrerá na sede do I-UMA, em Porto Alegre (Largo Visconde do Cairú, nº 17 - 7º andar), das 9h às 10h. O Circuito é voltado a empresários do agronegócio, profissionais e produtores rurais, agentes do sistema financeiro, cooperativas, agroindústrias, entidades representativas e instituições de ensino e pesquisa. A iniciativa conta com a parcerias regionais da Ibravin, Languiru, Cotrijal, Coopeg, Simbiose, Produfort, CCGL e Vinícola Guatambu Estância do Vinho.
“Nos articulamos com diversas lideranças empresariais e institucionais do Estado para viabilizar o Circuito e levar às localidades um amplo debate sobre questões prioritárias para o agronegócio. Afinal, este é o setor que mais cresce no País, responsável por 20% da riqueza nacional, e, por esta razão, necessita de atualização permanente”, explica o presidente do I-UMA, José Américo da Silva.
Os principais eixos temáticos na programação, que vai de abril a setembro, serão: Desafios da Gestão e da Eficiência Produtiva, Segurança alimentar e Tecnologias sustentáveis; Irrigação; Controle de pragas; Seguro de vida e continuidade do patrimônio; e RECIVITIS/SIBRATEC: Um exemplo prático de estímulo à inovação na vitivinicultura brasileira.
AGENDA e empresas parceiras regionais:
29 de abril - Dom Pedrito (Vinícola Guatambu Estância do Vinho)
27 de maio - Bento Gonçalves (Ibravin, Coopeg)
03 de junho - Cruz Alta (Simbiose, Produfort, CCGL)
22 de julho - Teutônia (Languiru)
9 de setembro - Não Me toque (Cotrijal)
Apoio institucional ao Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ); Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul); Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul); Tecnosinos (Parque Tecnológico de São Leopoldo); e Sindicato Rural de Dom Pedrito.
O mapa de abrangência regional contempla: AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí); AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste); AMVTA (Associação dos Municípios do Vale do Taquari); e ASSUDOESTE (Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado).
SERVIÇO
O que: Café da manhã para lançamento do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido pelo Instituto de Educação Especializada no Agronegócio (I-UMA)
Quando: 17/03/2014, das 9h às 10h
Local: sede do I-UMA - Largo Visconde do Cairú, nº 17 - 7º andar, em Porto Alegre/RS
Mais informações: 51 3224-6111; email i-uma@i-uma.edu.br ou www.i-uma.edu.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura