ESPECIAL EXPODIRETO: Massey Ferguson supera expectativa de negócios e encerra 15ª Expodireto Cotrijal com 30% de crescimento

14.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

O mercado de máquinas agrícolas mostrou que continua em alta durante a 15ª edição da Expodireto Cotrijal, que aconteceu de 10 a 14 de março em Não-Me-Toque, RS. No estande da Massey Ferguson, onde a marca apresentou todo o portfólio aos produtores da região, junto à 11 concessionárias e equipe de atendimento completa, o valor de negócios cresceu mais de 30% em relação à feira do ano anterior.

De acordo com Carlito Eckert, Diretor Comercial da Massey Ferguson, o cenário positivo com taxas de crédito atrativas, commodities valorizadas, bons preços dos produtos agrícolas e clima favorável foram fatores que contribuíram de forma significativa com a comercialização de produtos durante a feira. “O produtor rural vem em busca de equipamentos e tecnologias que explorem todo o potencial que a terra pode lhe oferecer produzindo mais em um mesmo espaço, e isto é o que trazemos para a Expodireto Cotrijal”, analisou.

Os produtos mais procurados pelos empresários rurais da região de Não-Me-Toque foram a colheitadeira MF 32 SR, os tratores da linha MF 7000 Dyna-6, que já são líderes de vendas no segmento nesta região, e o pulverizador MF 9030. “A Expodireto acontece em uma região altamente tecnificada e super mecanizada. A procura por máquinas cada vez maiores e com mais tecnologia agregada fez com que o valor em negócios gerados superasse nossa expectativa, que inicialmente era atingir os mesmos números de 2013”, ressaltou Leonel Oliveira, Gerente Regional de Vendas da Massey Ferguson.

A busca por tecnologia embarcada por parte dos produtores rurais levou a Massey Ferguson a apresentar na Expodireto Cotrijal a Fuse Technologies, uma nova estratégia de conectividade criada pela AGCO, fabricante da marca, para ajuda-los a direcionar o uso da tecnologia. A iniciativa global envolverá desenvolvimento de produtos, apoio e treinamento da equipe técnica e serviço especializado de atendimento ao cliente, abordando todos os aspectos da tecnologia de agricultura de precisão.

Segundo Leonel Oliveira, outros produtos que vem ganhando espaço na região são as segadoras, enleiradoras e enfardadoras. A Massey Ferguson disponibiliza aos produtores e pecuaristas dois modelos de enfardadoras a MF 1837 para fardos retangulares e MF 1745 para fardos cilíndricos. Além de produzir o fardo, a marca também disponibiliza equipamentos que iniciam este processo de enfardamento. São dois modelos de segadoras: uma de sete discos de corte, a MF DM 1309, e outra de cinco discos, a MF DM 1358, que possibilita a acoplagem do acondicionador de dedos MF KC 1358. Ambos os modelos contam com alta tecnologia e capacidade de corte, uniformidade no trato do material e baixo consumo de potência. Na continuidade do processo, depois que a palha estiver cortada e seca, a Massey Ferguson disponibiliza três opções de equipamentos para enleirar, sendo dois modelos de rotor único – o MFRK 3814 DN e o MFRK 3802 –, e outro com dois rotores – o MFRK 3875.

Um dos produtos mais procurados pelo público foi a colheitadeira MF 32SR. Habilitada tanto para a cultura de arroz quanto para grãos como soja, milho e trigo, a máquina é a mais versátil do mercado. Ela é equipada com um sistema híbrido de processamento e conta com dois rotores responsáveis pela separação, que substituem o convencional saca-palhas aumentando a capacidade de colheita e mantendo uma baixa perda de grãos, característica já reconhecida pelos produtores rurais nas colheitadeiras Massey Ferguson.

A novidade em colheitadeiras ficou por conta da nacionalização da plataforma Draper que equipa as colheitadeiras axiais MF 9690 e MF 9790 ATR II. A produção interna faz com que os modelos sejam entregues aos produtores de forma mais rápida e com a opção de serem comercializados pelo Finame.

Destaque também para o pulverizador autopropelido MF 9030. O modelo conta com versões que possuem vão livre de 1,50m e 1,65m, uma das maiores alturas do mercado. O MF 9030, que possui o chassi flexível, conquistou produtores por todo o país por ser capaz de trabalhar nas mais variadas condições de solo e topografia, mantendo o conforto operacional e a tração durante toda a aplicação.

Na linha de tratores, a estrela da feira foi mais uma vez a linha MF 7000 Dyna-6. Com quatro modelos – MF 7350 (150cv), MF 7370 (170cv), MF 7390 (190cv) e MF 7415 (215cv) – a série 6 apresenta a perfeita integração entre modernidade, tecnologia e rentabilidade. O principal destaque fica por conta da transmissão inteligente Dyna-6, que permite programação prévia e troca automática de marchas para determinada faixa de rotação e velocidade, proporcionando alto desempenho aliado à economia de combustível. Este sistema também não exige acionamento de embreagem para a troca de marchas, aumentando a eficiência operacional. As máquinas da série MF7000 Dyna-6 proporcionam alto rendimento e produtividade durante a operação de preparo de solo e plantio aos produtores para as principais culturas da região: milho, feijão e soja.

Também esteve em destaque a linha MF 8600. Dotados de tecnologia de ponta, o MF 8670 e MF 8690 de 320cv e 370cv, respectivamente, são os primeiros no Brasil equipados com a transmissão CVT, o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado. A transmissão garante maior precisão na aplicação e também gera economia de combustível, uma vez que consegue a manutenção da velocidade e rotação do motor em um nível ideal à aplicação.

Já para os pequenos e médios agricultores, houve grande procura pelo MF 4275 cabinado, recém incluso no Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O produto é sinônimo de inovação incorporada a uma estrutura robusta e baixo custo operacional. Seu destaque fica por conta da transmissão totalmente sincronizada e o conforto e ergonomia das cabines Massey Ferguson, a mesma utilizada em toda a série MF 4200, a mais vendia da marca. Isso traz mais produtividade para esta faixa de potência onde, normalmente, o próprio proprietário da máquina é o operador, proporcionando ao cliente do MDA o mesmo conforto de clientes Massey Ferguson de todo o Brasil.

Além disso, a Massey Ferguson apresentou pela primeira vez aos produtores de Não-Me-Toque e região as plantadeiras MF500 e MF 700 com nova linha pneumática para sementes e a opção de taxa variável. O sistema permite o controle da dosagem de sementes e fertilizantes durante o plantio explorando ao máximo a potencialidade do solo oferecendo redução de custos ao produtor. Por meio de um sistema hidráulico independente, os equipamentos podem ser acoplados a qualquer modelo de trator. Já a nova linha pneumática de sementes oferece um trabalho eficaz mesmo em solos irregulares. As diferentes configurações que a linha apresenta permitem que o agricultor disponha sempre da maior precisão para qualquer tipo de solo. O aumento da capacidade do tanque de 55L para 65L somada à redução de 85 mm na altura de abastecimento e com porta de fechamento inferior fazem com que o produto possua mais autonomia, garantindo um aumento na capacidade de plantio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro