Unindo tradição e modernidade, Sumitomo Chemical completa 50 anos no Brasil

Cássio Greghi, head da Sumitomo Chemical Brasil, fala da história e perspectivas da empresa no país

28.02.2025 | 10:36 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Sumitomo Chemical é uma empresa centenária que carrega uma rica história de inovação e compromisso com a sustentabilidade no agronegócio. Fundada em 1913, no Japão, suas origens remontam ao século XVII. Com presença em cinco continentes e sede na América Latina localizada em São Paulo, a Sumitomo Chemical celebra 50 anos de atuação no Brasil. Nos últimos anos, a empresa ampliou sua atuação no varejo agrícola, adquirindo operações na América do Sul e fortalecendo sua proximidade com agricultores e cooperativas. Com perspectivas de lançar 30 novos produtos até 2028, a empresa reforça sua missão de contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável, alinhada aos desafios do presente e do futuro. História e perspectivas da Sumitomo Chemical Brasil são abordadas na entrevista a seguir, concedida por Cássio Greghi, head da Sumitomo Chemical Brasil.

A Sumitomo Chemical é uma empresa com mais de 100 anos de fundação e pertence a um grupo cujas atividades remontam ao século XVII. Como ela surgiu? 

A história da Sumitomo Chemical tem origem no século XVII, quando o monge Masatomo Sumitomo, patriarca da família Sumitomo, abriu uma loja de livros e medicamentos, em 1617, em Quioto, no Japão. A partir daí, os negócios da família foram se expandindo para a área de mineração, com a abertura da mina de cobre Besshi, onde desenvolveram uma tecnologia de refino para a separação de cobre e prata.

Foi em 1913 que a Sumitomo Chemical se estabeleceu para a produção de fertilizantes a partir de dióxido sulfúrico emitido das operações da mina de cobre, em Niihama, Ehime (Japão), com o objetivo de resolver os problemas ambientais causados por esta atividade. Foi fundada com dois propósitos principais: eliminar a poluição e suportar o crescimento da produção agrícola local, compromissos que a companhia mantém vivos até os dias atuais.

Podemos afirmar que a Sumitomo Chemical carrega os valores e as tradições de um conglomerado de empresas que tem mais de 400 anos, e há 111 anos atua no agronegócio global, conservando os valores culturais, promovendo o bem-estar e oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade.

A sede global da Sumitomo Chemical fica em Tóquio, no Japão. Está presente nos cinco continentes. A sede da América Latina é em São Paulo (capital). Atualmente, conta com 180 empresas afiliadas, mais de 32 mil colaboradores no mundo e faturamento global  em torno de US$ 20 bilhões.

A Sumitomo Chemical ampliou sua atuação no varejo agrícola, adquirindo operações na América do Sul e fortalecendo sua proximidade com agricultores e cooperativas  
A Sumitomo Chemical ampliou sua atuação no varejo agrícola, adquirindo operações na América do Sul e fortalecendo sua proximidade com agricultores e cooperativas  

A Sumitomo Chemical passou a atuar no ramo de defensivos agrícolas nos anos 1950. Como isso ocorreu? Quando e como a empresa passou a operar na AL?

A operação da Sumitomo Chemical teve início em 1915, quando a primeira fábrica de fertilizantes entrou em operação. Com mais de 110 anos de história, a companhia se expandiu globalmente e diversificou os negócios, construindo, assim, uma história sustentada pela integridade e pelo gerenciamento sólido.

Em 1975, a Sumitomo Chemical Latin America foi fundada, com sede em São Paulo, Brasil, e conta com escritórios em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Cali (Colômbia). Nesse período, a companhia atuou no B2B, sempre pautada pela inovação, ciência e pesquisa, e pelo desenvolvimento por meio de ativos exclusivos disponibilizados à indústria. Até que, em 2020, expandiu seu modelo de negócio e passou a atuar também no varejo de insumos (B2C), por meio da aquisição das operações da Nufarm na América do Sul.

Um marco especial para nós, neste ano, é o fato de a Sumitomo Chemical completar 50 anos de atuação no Brasil. Enxergamos que essa trajetória tem sido bem-sucedida no mercado latino-americano nos últimos anos e continua a ter grande potencial de crescimento. Alcançar, de forma sustentável, um forte crescimento, ser percebida como uma das principais empresas globais de inovação e encontrar soluções para os desafios atuais da agropecuária e da segurança alimentar, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável da comunidade global, são nossos grandes propósitos.

A Sumitomo Chemical atua em quais áreas de negócios? Como elas operam?

Globalmente, as áreas de atuação da Sumitomo Chemical são: Soluções para o Agro e Soluções para a Vida; Tecnologias de Informação, Comunicação e Mobilidade; Soluções Médicas Avançadas e Materiais Essenciais e Sustentáveis. Na América Latina, incluindo o Brasil, atuamos com a divisão de Soluções para a Agricultura, que inclui nosso portfólio de químicos proprietários e pós-patente, além do portfólio mais completo em BioRacionais; e Saúde Ambiental, com soluções para o controle de insetos no ambiente doméstico, produtos para o Mercado Profissional (PCO) e para a Saúde Pública.

Em termos de soluções para a agricultura, quais os principais produtos que a empresa oferece ao produtor?

A Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de moléculas e novas formulações para o agronegócio no mundo. Conta com sua rede global de inovação, pesquisa e desenvolvimento no Japão, no Brasil e nos Estados Unidos que, juntos, nos permitem oferecer soluções sustentáveis e diferenciadas para a produção de alimentos. Atualmente, o portfólio de soluções de proteção de cultivos (principalmente de tecnologias proprietárias) e BioRacionais atende especialmente as culturas de soja, algodão, milho, cana e pastagem, além de outras, como trigo, café, uva e maçã.

Dentre as moléculas proprietárias descobertas pela Sumitomo Chemical, destacamos a Flumioxazina, que representa a primeira geração de inovação no segmento de herbicidas da classe PPO. Atualmente, estamos lançando ao mercado sua terceira geração, com a marca comercial ZethaMaxx Evo®. Em inseticidas, fomos responsáveis pela descoberta do Piriproxifen, o primeiro e único ativo que controla todas as fases da mosca-branca. Já em fungicidas, há duas safras lançamos o Excalia Max, Carboxamida exclusiva Impirfluxam, o Indiflin, uma combinação única no mercado.

No segmento de BioRacionais (um conceito “guarda-chuva” que contempla os produtos biológicos e de origem natural), somos pioneiros na introdução global dessas soluções há mais de seis décadas, oferecendo de reguladores de crescimento a bionematicidas, que impulsionam a produção agrícola de maneira segura e ecológica. Destacam-se o ProGibb, que conta com certificação de sustentabilidade para agricultura orgânica (selo IBD), além de Dipel e Xentari e o portfólio de manejo fisiológico (Cana+, Soja+, Cotton+), e, para tratamento de sementes, temos as nossas micorrizas exclusivas (EndoFuse® e EndoMaxx®).

Além da comercialização de produtos, como a Sumitomo Chemical se preocupa e atua no relacionamento com os agricultores?

O tema mais importante de nossas reuniões é o cliente. Digo isso porque estamos no varejo há quase cinco anos, numa posição especial: temos muito a agregar, pelos valores, pela tradição e pela cultura do Japão, e por aprendermos constantemente com a história e o legado de outros players que respeitamos muito, que já estão consolidados, podendo fazer a diferença com nosso jeito de ser Sumitomo no dia a dia de quem vive a agricultura e a pecuária atual.

E essa conexão diária se reflete em uma série de transformações que temos feito nos últimos dois anos e cito alguns exemplos: atuação contínua no desenvolvimento de nossas pessoas, que estão no  campo;  reestruturação das áreas de Marketing e de Sustentabilidade, que ficaram mais robustas; construção de um novo Laboratório de Tecnologia de Aplicação, para otimizar as recomendações de uso, garantindo a melhor performance de nossos produtos; ampliação de serviços financeiros que vão além do barter, para auxiliar o produtor a ganhar tanto na alta quanto na baixa; e outras iniciativas que têm como objetivo fazer com que nos enxerguem como grandes parceiros. Da mesma forma, nossos parceiros comerciais (distribuidores e cooperativas) são nossa extensão no campo e a maneira de atingirmos o maior número de produtores rurais.

Estamos trabalhando cada vez mais próximos das entidades de pesquisas e dos pesquisadores e influenciadores técnicos, visando compartilhar as novas tecnologias de maneira antecipada.

Com perspectivas de lançar 30 novos produtos até 2028, a empresa reforça sua missão de contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável  
Com perspectivas de lançar 30 novos produtos até 2028, a empresa reforça sua missão de contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável  

Qual a iniciativa que a Sumitomo Chemical destaca para este ano, que reforça essa relação com o cliente?

Estabelecer uma relação cada vez mais próxima com nossos clientes, parceiros e influenciadores da cadeia agropecuária, de forma coerente, continua e consistente, entendendo e atendendo às necessidades dos mesmos. Por isso, pela primeira vez nós estamos lançando uma campanha publicitária institucional que traz exatamente essa abordagem, de forma clara e direta, com os temas “Agricultura nos Une” e “Pastagem nos Une”. Assumimos essa verdade porque ela fortalece as relações por meio do poder da união, que nos conecta em diferentes dimensões: união entre o Brasil e o Japão, nossas origens e nosso jeito simples de ser; união na agricultura e na pecuária, nosso compromisso com a produção de alimentos sustentáveis e a conexão com a cadeia; união entre a nossa marca e as pessoas, caminhamos lado a lado com aqueles que fazem o setor acontecer; e união para construir o futuro, juntos, planejamos e contribuímos para um mundo melhor. Esse conceito da campanha reforça algo essencial: ninguém faz nada sozinho. O sucesso do negócio do agro depende de todos nós. O agro é feito de pessoas para pessoas e ele nos une.

Quais as expectativas da empresa para o mercado e como pretende atuar nos próximos anos?

O ano de 2025 ainda será desafiador, mas apostamos na força, superação e inquietação do produtor rural. É histórica a pujança do agronegócio brasileiro com safras mais produtivas e sustentáveis, que contam com tecnologias mais inovadoras para suportar esse status. O mercado brasileiro continuará crescendo e atuaremos na fortaleza da nossa vocação de desenvolver e trazer soluções e tecnologias exclusivas e inovadoras para os diferentes desafios dos agricultores e pecuaristas brasileiros. A Sumitomo Chemical mantém seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas, que correspondem a 7,5% de nosso faturamento, e nossa perspectiva é de contar com 30 novos lançamentos previstos até 2028, entre tecnologias e novos ativos.

A Sumitomo é pioneira na introdução global de soluções biológicas e hormonais há mais de seis décadas, oferecendo soluções que vão de reguladores de crescimento à bionematicidas, que impulsionam a produção agrícola de maneira segura e ecológica  
A Sumitomo é pioneira na introdução global de soluções biológicas e hormonais há mais de seis décadas, oferecendo soluções que vão de reguladores de crescimento à bionematicidas, que impulsionam a produção agrícola de maneira segura e ecológica  

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp