Unidade de Referência em Agroquímicos recebe inscrições para formação de turma de consultores

Programa da entidade do Instituto Agronômico de SP capacita profissionais para treinar trabalhadores rurais aplicadores de defensivos agrícolas

02.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Primeira entidade do Brasil dedicada a formar mão de obra especializada na aplicação de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência recebe até o próximo dia 10 inscrições para seu primeiro treinamento de 2018. O curso NR 31.8 ocorrerá entre os dias 16 e 20 de abril e 14 e 18 de maio, aberto a engenheiros agrônomos e profissionais de empresas do agronegócio. O objetivo é formar consultores aptos a multiplicar junto a trabalhadores rurais e agricultores conhecimentos sobre aplicação de defensivos agrícolas.

A grade do treinamento NR 31.8 contempla tecnologias empregadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como medidas de proteção à saúde do trabalhador rural.

Dados do IAC apontam que entre 25 milhões e 30 milhões de pessoas trabalham no agronegócio. Desse montante, em torno de 4,5 milhões são analfabetos, 12 milhões atuam como temporários e 85% exercem funções em pequenas propriedades. De acordo com o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador da Unidade de Referência, o mau uso de defensivos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões.

Uma entidade sem fins lucrativos, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas (UR) nasceu da associação entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e o setor privado. A UR está instalada nas dependências do CEA/IAC, na cidade paulista de Jundiaí, onde o curso NR 31.8 será realizado.

Profissionais e empresas interessados no treinamento NR 31.8 devem se inscrever pelo site www.unidadedereferencia.com.br. Serão aceitos no máximo 15 participantes. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025