Ipea promove debate sobre agropecuária e mudanças climáticas

​A Embrapa Solos (RJ) contribuiu com as discussões promovidas nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, durante seminário sobre a responsabilidade do setor agropecuário frente aos des

31.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Gregio​

Embrapa Solos (RJ) contribuiu com as discussões promovidas nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, durante seminário sobre a responsabilidade do setor agropecuário frente aos desafios das mudanças climáticas. O chefe-adjunto de P&D da Unidade, Vinícius de Melo Benites, mostrou como a pesquisa sobre manejo dos solos com fertilidade construída tem contribuído para amenizar os impactos da agricultura no Cerrado, buscando o equilíbrio entre a produtividade e a sustentabilidade do setor. 

O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Oliveira Soares, também representou a Embrapa no evento, explicando sobre integração produtiva e produção sustentável no painel que discutiu políticas públicas de fomento à agricultura sustentável, mitigação de emissões e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima. Já o pesquisador Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, secretário de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa, participou da mesa de abertura do seminário, realizado no último dia 26. 

As discussões entre especialistas de diversos ministérios, universidades, institutos e órgãos de pesquisa buscaram elencar os desafios e levantar oportunidades para a adoção de técnicas de agricultura sustentável no Brasil, diante dos cenários de risco climático, dos compromissos institucionais assumidos pelo País e dos anseios de compatibilização entre crescimento da produção agropecuária, o uso e ocupação das áreas rurais e a proteção do meio ambiente. 

De acordo com o Ipea, a utilização de conhecimento tecnológico e o uso de instrumentos adequados de governança e de financiamento são importantes para fomentar a utilização eficiente dos recursos, de modo a expandir a produtividade e a produção agropecuárias e, ao mesmo tempo, atender à urgência na adoção de medidas de mitigação e adaptação aos efeitos adversos da mudança do clima.

“O objetivo é tentarmos contabilizar melhor as emissões [de gases de efeito estufa], levando em conta o lado da economia, da produção e do consumo”, resume Alexandre Ywata, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea.

Vinicius Benites ressaltou que a Embrapa possui um arcabouço de dados e informações sobre solos e sistemas sustentáveis de produção que, aliado ao conhecimento econômico do Ipea e de outras instituições, pode contribuir de maneira decisiva para projetos em parceria nesse sentido. 

Participantes

O Seminário foi organizado conjuntamente pela diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea e pelo Centro Internacional de Políticas e Crescimento Inclusivo (IPC-IG), com o apoio da Rede Clima.

Participaram dos paineis de debates especialistas dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; da Fazenda; das Relações Exteriores; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; além da Casa Civil, Fórum de Agricultura Sustentável, Inpe, Embrapa, IBGE, Ibama, Unicamp, USP, PUC-Rio, Abiove e Globiom.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024