Falta de pesquisadores paralisa pesquisas no IAC
Entidades e lideranças manifestaram-se em prol da preservação de áreas de pesquisa do instituto
O Grupo UbyAgro anunciou parceria com a Universidade do Agro da Uniube, de Uberaba (MG), expandindo a sua estratégia de inovação e fomento à pesquisa, que norteia os princípios e o DNA da holding ao longo de sua trajetória de quatro décadas.
Denominado de Estação de Pesquisas UbyAgro, o projeto tem o objetivo de desenvolver produtos de nutrição vegetal e bioinsumos, oferecendo ao produtor soluções sustentáveis que visam alcançar maior produtividade e rentabilidade. Com a participação direta da Ubyfol e Vitales, empresas que integram a holding, a iniciativa também vai capacitar os alunos de engenharia agronômica, que participarão do projeto, a atuarem na cadeia do agronegócio.
Entre outros investimentos que serão realizados, o Grupo UbyAgro doará às instituições equipamentos e máquinas agrícolas avaliados em mais de R$ 1,7 milhão, além de custear 12 bolsas de estudo para estagiários e outros serviços.
“Também investiremos cerca de R$ 1,5 milhão, mais os custos de produção anuais em ambos os projetos”, ressalta Matheus Ferreira (na foto), pesquisador sênior do Grupo UbyAgro.
Com isso, o Grupo também busca fortalecer seu apoio à pesquisa com as universidades mineiras, cujo modelo de cooperação teve início em 2019, com a Faculdades Associadas de Uberaba. “Até meados deste ano, a Ubyfol dispunha de 6 hectares na Fazu para o desenvolvimento de inovações relevantes para atender às demandas do setor agrícola brasileiro. A partir dessa primeira parceria bem-sucedida com uma instituição de ensino, dobramos o tamanho dessa área, passando para 12 hectares, além de expandir esse modelo de cooperação com a Uniube, que disponibilizará uma nova área de 9 hectares, uma estufa para cultivos protegidos, um laboratório de nematologia acoplado à estufa para estudos em vasos, totalizando 21 hectares”, detalha Matheus. “A partir de agora, passamos a dispor de uma área experimental 3,5 vezes maior”, comemora.
De acordo com Matheus, o projeto Estação de Pesquisas UbyAgro tem como intuito proporcionar um amplo suporte ao desenvolvimento de novas soluções e produtos das empresas do Grupo, auxiliando os produtores de todas as regiões do País a melhorarem o cultivo e a produtividade de diferentes culturas agrícolas.
“A partir dessas duas estações de estudos, desenvolveremos ensaios com soja, milho, algodão, feijão, trigo, citrus, café e cana-de-açúcar, para embasar e fundamentar uma série de soluções inovadoras por meio de pesquisas aplicadas no campo e, desse modo, garantir maiores assertividade e rentabilidade para o produtor”, destaca.
A Uniube e a Fazu, em contrapartida, disponibilizarão as áreas de cultivo. A Universidade do Agro da Uniube ainda concederá 20 bolsas de graduação visando à inclusão social de estudantes de menor poder aquisitivo.
“Os alunos dessas duas instituições parceiras, com graduação em engenharia agronômica, também poderão participar diretamente dos projetos e de alguns treinamentos que serão realizados pela Ubyfol e pela Vitales”, informa Matheus. “Nossa expectativa é que possamos colher os primeiros frutos dessas duas parcerias até meados de 2025”, conclui o pesquisador
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura