Sustentabilidade e tecnologia no agronegócio brasileiro são os temas destacados pela Embrapa no V Fórum Abisolo
A palestra sobre “Tropicalização de Novas Tecnologias para Nutrição de Plantas”, que o Dr. Guilherme Augusto Canella Gomes, do IFSP (instituto Federal de São Paulo), ministrou, durante o V Fórum Abisolo (Ribeirão Preto/SP, 21 a 23 de agosto) trouxe a introdução de novas tecnologias para a nutrição de plantas, em condições tropicais. O palestrante apresentou o Centro Tecnológico em Nutrição de Plantas – CTNP, um centro de excelência voltado para o desenvolvimento e validação de tecnologias inovadoras para a nutrição de plantas, criado no campus São Roque, do Instituto Federal de São Paulo.
O CTNP, sempre atento às necessidades do mercado, atua em todas as etapas do processo, iniciando na identificação da problemática, no desenvolvimento da tecnologia, na realização e comprovação científica da eficiência, no treinamento das equipes de vendas, e ministrando palestras em função das demandas do mercado consumidor.
Para exemplificar a atuação do CTNP, Gomes apresentou dois estudos de caso, sendo o primeiro sobre a normatização do uso de retardantes de incêndios florestais no Brasil (retardantes são fertilizantes fosfatados) e o Projeto Tropicália, uma parceria com institutos de pesquisas europeus, que desenvolvem tecnologias para a nutrição de plantas. “Tropicalizando as tecnologias desenvolvidas em conjunto com seus parceiros, o CTNP realiza seus experimentos nas principais regiões produtoras brasileiras (11 estados), com as principais culturas do Brasil. Nestes 10 anos, além de trabalhar com aminoácidos, extratos de algas, substâncias indutoras de resistência, substâncias húmicas, também desenvolveu tecnologias para fertilizantes de solo e diversos processos industriais”, afirma.
Atualmente, o CTNP possui trabalhos com bioestimulantes vegetais, microorganismos, condicionadores e substratos, biofertilizantes e processos industriais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura