Trigo terá encontro técnico em Minas

04.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

A produção de trigo em Minas Gerais bateu recorde em 2008, alcançando cerca de 100 mil toneladas, e existem indicadores de que a safra deste ano pode ser até 40% maior. Para manter o aumento da produção e tornar a atividade sustentável, os integrantes da triticultura estadual precisam resolver diversos problemas, que serão debatidos no I Encontro Técnico do Comtrigo em 2009. O evento será realizado quarta-feira (11/02), às 9 horas, no Espaço Vilma Gourmet, Bairro Cidade Industrial, em Belo Horizonte.

Segundo Lindomar Antônio Lopes, coordenador do Programa de Competitividade da Cadeia Produtiva do Trigo (Comtrigo), criado pela Secretaria da Agricultura, "o grande destaque do encontro é a comercialização do trigo" As instituições governamentais e privadas ligadas ao trigo vão discutir os entraves fiscais, financeiros, logísticos e técnicos da atividade, entre outros problemas que precisam ser resolvidos para facilitar o desenvolvimento da triticultura no Estado. Serão analisados também os reflexos da queda de produção do cereal na Argentina.

Além disso, haverá debates sobre o cenário atual da armazenagem do trigo, porque as deficiências técnicas constatadas nesse segmento têm comprometido a qualidade do produto final. Entre as conseqüências dos problemas de armazenagem, ele cita a ação dos insetos, sujeira excessiva e diversos fatores que desvalorizam o produto. "Vamos analisar também os entraves na logística, industrialização e comercialização", assinala o coordenador.

Está programada ainda uma apresentação do programa de incentivo à produção de trigo da Bayer CropScience, em parceria com o Comtrigo. Técnicos da empresa e produtores vão falar sobre a experiência de cultivo do cereal na região de Madre de Deus, no Sul de Minas. A cidade cultiva tradicionalmente feijão e milho, embora tenha condições climáticas semelhantes às do norte do Paraná, fator que incentivou os agricultores Shigeo Okada e Yoshitaka Nagayma a iniciar a produção de trigo em busca do aumento de renda. Os produtores conseguiram uma colheita de quase 56 sacas por hectare para o trigo de sequeiro e 95 sacas por hectare para o trigo irrigado.

Parceria forte

De acordo com Lindomar Lopes, "a união dos setores público e privado é de fundamental importância para impulsionar o setor". Na parte de cultivo, ele enfatiza que o Estado tem condições privilegiadas, principalmente em razão do clima estável. "A produtividade da cultura, em Minas Gerais, alcança a média de 4,7 toneladas por hectare na comparação com o rendimento nacional médio de 1,5 toneladas", enfatiza. Além disso, os produtores mineiros podem colocar o trigo no mercado durante a entressafra do Brasil, por volta de julho e agosto, prossegue o coordenador. Ele considera que, diante dos problemas com a safra argentina, Minas Gerais e os estados do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) que cultivam o trigo irrigado têm condições de atender ao consumo numa fase de grande demanda.

Para ele, o destaque no trabalho do Comtrigo com as entidades da produção e da indústria é criar condições sustentáveis para toda a cadeia no Estado. "Buscamos condições para o equilíbrio de todos os segmentos envolvidos com a triticultura, e o encontro programado para o dia 11 faz parte desse plano", diz o coordenador.

Minas Gerais é o quinto produtor nacional de trigo. O município que mais cultiva o produto é Rio Paranaíba, na região do Alto Paranaíba, com 19,1 mil toneladas. O pólo mineiro do cereal é completado por outros municípios dessa região e do Noroeste do Estado. Segundo Lindomar Lopes, o I Encontro Técnico do Comtrigo 2009 vai analisar a produção nesse pólo e a possibilidade de expansão do cultivo. Os trabalhos terão a participação da Embrapa e contarão também com a Emater-MG e Epamig, vinculadas à Secretaria da Agricultura. Estarão presentes ainda representantes dos produtores (Atriemg), dos industriais (Sindimoinhos), além dos técnicos da Bayer e produtores de sementes (Apsemg). A relação inclui outras instituições, como a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Superintendência Federal da Agricultura em Minas Gerais (SFA), Conab, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ivani Cunha

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

(31) 3215-6568 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025