Trevo-branco reduz pragas na cebola, mas derruba produtividade

Estudo de dois anos na Eslovênia mostra que métodos ambientalmente corretos limitam danos do tripes e da mosca-da-cebola

27.10.2025 | 07:27 (UTC -3)
Revista Cultivar
Fonte: doi.org/10.3390/insects16111097
Fonte: doi.org/10.3390/insects16111097

A associação da cebola com trevo-branco (Trifolium repens) mostrou-se eficiente para reduzir os danos causados por tripes (Thrips tabaci) e por mosca-da-cebola (Delia antiqua). A prática, porém, comprometeu o rendimento comercial do bulbo. O resultado vem de um experimento de campo conduzido ao longo de duas safras consecutivas (2023 e 2024), na Eslovênia.

O estudo avaliou sete diferentes métodos de controle, incluindo o uso de produtos químicos, inimigos naturais e armadilhas adesivas com feromônios. O objetivo foi testar se a combinação de métodos biológicos e biotécnicos teria efeito superior ao uso isolado de cada técnica.

A intercalação da cebola com o trevo-branco foi o tratamento mais eficaz contra tripes e perdas causadas pela larva da mosca-da-cebola. No entanto, o trevo competiu intensamente com a cebola por luz e nutrientes, reduzindo o rendimento a menos de 7 toneladas por hectare, bem abaixo do ideal.

O uso combinado de fungos e nematoides entomopatogênicos com armadilhas adesivas e atrativos apresentou melhores resultados em produtividade. Esse sistema resultou em até 13,7 toneladas por hectare na safra 2023. Ainda assim, a presença da mosca-da-cebola comprometeu parte dos bulbos.

A aplicação isolada de agentes biológicos (Beauveria bassiana e Steinernema feltiae) mostrou baixa eficácia. As armadilhas coloridas, apesar de úteis para monitoramento, não reduziram significativamente as populações das pragas.

O clima influenciou os resultados. Em 2024, temperaturas mais altas e menos chuvas favoreceram a infestação por tripes. Já em 2023, o excesso de chuva ampliou os danos causados pela mosca-da-cebola e dificultou a ação de inseticidas químicos.

Outras informações em doi.org/10.3390/insects16111097

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025