Três pioneiros na geração de bioeletricidade serão homenageados em comemoração da UNICA

22.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Andrea Benedetti

Três pioneiros na geração de bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar serão homenageados na sexta-feira (25/05), durante o evento “25 anos de Bioeletricidade no Brasil”, organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Os homenageados participaram diretamente do início da geração de bioeletricidade nas três usinas que serão reconhecidas no evento por serem as primeiras a exportar eletricidade para a grade de distribuição, em 1987: São Francisco, São Martinho e Vale do Rosário.

Os pioneiros, selecionados por cada uma das três usinas, são Jairo Menesis Balbo, presidente da São Francisco; Agenor Pavan (in memoriam), ex-diretor industrial da São Martinho; e Cícero Junqueira Franco, ex-presidente da Vale do Rosário.

O evento terá início às 10h na Usina São Francisco, em Sertãozinho (SP), e terá a presença de autoridades e lideranças do setor sucroenergético. “Este evento celebra um marco histórico do setor sucroenergético brasileiro, o trabalho incansável dos pioneiros que há 25 anos tiveram a visão de tornar a biomassa de cana-de-açúcar um elemento vital para a composição da nossa matriz energética,” afirma Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico e presidente interino da UNICA.

Além das três usinas e de seus pioneiros, também serão homenageadas a CPFL Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que participaram diretamente dos esforços que marcaram o início da bioeletricidade no País.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025