Técnicos da Seagro participam de oficina de planejamento do Plano ABC no Tocantins

21.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges

Visando o planejamento e orientação das ações do Plano ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono - a serem executadas pelo Governo do Tocantins e demais parceiros, o GG/ABC-TO - Grupo Gestor do Plano no Tocantins, realiza oficina de planejamento do Plano. O encontro, que pretende desenvolver a agricultura com baixa emissão de carbono, será de 22 a 24 de maio, no Campus II da Faculdade Católica, localizado na Rodovia TO-050, em Palmas/TO.

Desde 2011, encontra-se constituído o Grupo Gestor tendo a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - como coordenadora, sendo representada pelo coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da pasta, Fernando Fernandes Garcia. “O Plano incentiva seis iniciativas a serem aplicadas que reduzem a liberação de gás carbono na atmosfera. Os 50 técnicos, previamente inscritos e selecionados pelo Grupo Gestor irão discutir e definir, durante a oficina, quais serão aplicadas no Tocantins”, explicou Garcia.

Segundo o coordenador, essas ações têm metas e resultados a serem alcançados até 2020. São elas: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, Integração lavoura-pecuária-floresta, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de dejetos animais. “Em novembro do ano passado, os técnicos do Tocantins receberam treinamento por meio de um curso introdutório de sensibilização para que entendessem a importância do tema para uma agricultura sustentável”, lembrou Garcia.

A programação começa nesta terça-feira, dia 22, a partir das 8 horas, com abertura e apresentação das linhas gerais de concepção e estrutura do Plano ABC e avaliação das ações do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, e às 10h30, apresentação das linhas temáticas. No período da tarde, será apresentado o diagnóstico e elaboração de diretrizes, e a divisão em grupos por eixos temáticos. Na quarta-feira, os trabalhos começam às 8h30, com as elaborações das ações e seus respectivos planos, e em seguida a exposição e validação com a Plenária. E na quinta-feira, 24, a oficina continua com a divisão em grupos para definição das ações transversais do Plano ABC e à tarde será realizada exposição e validação com a Plenária. O encerramento será feito às 18 horas.

Participam do Comitê Gestor além da Seagro, o Ministério da Agricultura, o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, IFTO, Ruraltins, OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins Agro, Facto – Faculdade Católica do Tocantins, Embrapa, Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sebrae, Superintendência Federal da Agricultura.

Plano ABC foi criado pelo Governo Federal para atender aos compromissos voluntários assumidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), de redução significativa das emissões de gases de efeito estufa geradas pela agropecuária. O Plano pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos. No total, os projetos de investimento voltados a esses sistemas de produção já têm disponibilizados, via plano Safra, cerca de R$ 3,15 bilhões que poderão ser contratados nas agências bancárias, como taxa de juros de 5,5% ao ano, carência de até oito anos e prazo para pagamento de 15 anos.

PROGRAMAÇÃO:

8h: abertura

8h30min às 10h: linhas gerais de concepção e estrutura do Plano ABC e avaliação das ações do MAPA. (Edson Junqueira Leite - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

10h30min às 12h: linhas temáticas do Plano ABC. (Priscila de Oliveira e Luiz Adriano Maia Cordeiro - Embrapa Cerrados)

14h às 16h: diagnóstico e elaboração de diretrizes. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO - moderador)

16h30min às 18h: Divisão em grupos por eixos temáticos: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistemas Agroflorestais (SAFs), Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto (SPD) , Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas e Tratamento de Dejetos Animais.

8h30min às 10h: elaborações das ações e seus respectivos planos – divisão em grupos por eixos temáticos. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO - moderador)

14h às 16h: exposição e validação com a Plenária.

16h30min às 18h: continuação da validação.

8h30min às 10h: divisão em grupos para definição das ações transversais do Plano ABC e seus respectivos planos. (Waldecy Rodrigues – UFT/DFOCO - moderador)

10h30min às 12h: continuação do trabalho em grupo.

14h às 16h: exposição e validação com a Plenária.

16h30min às 18h: continuação da validação com a Plenária.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro