Fungicidas e cultivares são avaliados para combate à podridão de grãos na soja
Redes de pesquisa analisam várias frentes para investigar o problema que atinge lavouras de Rondônia e Mato Grosso
A LS Tractor acaba de lançar seu trator autônomo MT7.115 durante a International Agriculture Exhibition 2023, no início de outubro, em Suncheon, Coreia do Sul. Este modelo, já disponível para trabalhar em lavouras comerciais naquele país, promete revolucionar o setor agrícola, com tecnologia de ponta para produtores rurais.
Com o desenvolvimento completo dos componentes principais, como motor, transmissão e sistema hidráulico, o MT7.115, de 115cv de potência, é capaz de realizar operações agrícolas controladas eletronicamente. A junção do sistema de controle eletrônico com o GPS de alta precisão permite exatidão nas operações agrícolas. Essa inovação é essencial em um momento em que há um decréscimo da população nas zonas rurais e envelhecimento da população, como é o caso da Coreia do Sul, tornando o trabalho agrícola autônomo uma necessidade iminente.
Benjamin Cates, pesquisador sênior e responsável pelo projeto do trator autônomo da LS, destaca que "os sistemas de direção autônomos apresentam melhoria significativa na produtividade". E as estatísticas não mentem: em dados obtidos durante a fase de testes, na condução autônoma em linha reta para cultivo de soja, houve uma redução de 16,7% no tempo de cultivo e um aumento de 8% no número de faixas, quando comparado ao trabalho com operador. Em termos de rendimento, o ganho também é expressivo, alcançando um acréscimo de 8% na produção de soja.
O MT7 não economiza em inovações. O sistema de direção hidráulica e freio possui uma velocidade de reação menor que 150ms. Além disso, o pacote tecnológico inclui correção de posição GPS em encostas, utilizando um algoritmo específico de postura do trator, garantindo uma margem de precisão inferior a 3 cm. Em termos de velocidade, o trator opera a 5 km/h, adequando-se à realidade coreana, onde a maioria dos trabalhos agrícolas é realizada a velocidades máximas inferiores a 8 km/h.
Um sistema de reconhecimento de objetos baseado em Inteligência Artificial garante a realização de trabalhos agrícolas não tripulados com total segurança.
O trator autônomo ainda é exclusidade dos produtores coreanos e, de acordo com a LS Tractor, não há previsão para comercialização do modelo em outros mercados, como Brasil, Estados Unidos e China.
O trator autônomo MT7 foi apresentado em uma demonstração exclusiva para a delegação brasileira de 36 pessoas, entre concessionários, clientes, funcionários e parceiros de negócio que estão visitando as instalações da LS Tractor, na Coreia do Sul, de 13 a 21 de outubro.
A Revista Cultivar Máquinas de novembro vai trazer uma reportagem especial sobre o MT7 autônomo, apresentando todos os detalhes desta novidade.
Leia também: LS Tractor leva comitiva de brasileiros para conhecer inovações e sede na Coreia do Sul
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura