Transporte de defensivos agrícolas aumenta 36% em relação à 2023

Desde que implantou veículos exclusivos para esse mercado nas pontas rodoviárias, empresa registrou crescimento de 36% no transporte ferroviário

18.11.2024 | 11:18 (UTC -3)
Revista Cultivar

A Brado anunciou um aumento de 36% no transporte ferroviário de defensivos agrícolas de outubro de 2023 a setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento está relacionado ao início de uma operação dedicada à movimentação desses produtos, que inclui o uso de caminhões exclusivos nas pontas rodoviárias.

A operação multimodal da empresa combina o transporte ferroviário em distâncias longas com a utilização de caminhões para os trechos mais curtos. O transporte dos defensivos ocorre por trem entre os terminais, enquanto as frotas de caminhões são responsáveis por movimentar os produtos desde os portos e indústrias até o terminal de Sumaré (SP) e, também, entre os terminais de Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO) até o destino final.

Marcus Bruno Carvalho Nascimento, executivo de vendas da Brado e responsável pela carteira de defensivos, explicou que a operação foi criada com foco nas necessidades do setor. "Esse mercado difere dos demais produtos do mercado interno, que são vendidos no estado de São Paulo e entregues em Mato Grosso e Goiás. Com os defensivos, ocorre uma transferência de estoque, já que os produtos são diretamente vendidos nos estados de destino", afirmou.

Com a implementação dessa operação dedicada, o tempo de transporte entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT) caiu de 15 a 18 dias para uma média de 11 dias.

Além do transporte de defensivos agrícolas no mercado interno, a Brado também realiza o transporte de produtos importados, principalmente da China e da Índia. Os defensivos chegam ao Porto de Santos, são embarcados no trem e seguem para os terminais de Rondonópolis e Anápolis, de onde são enviados aos Centros de Distribuição.

A empresa também registrou melhorias em indicadores de pontualidade. O On Time Delivery (OTD), que mede a pontualidade na coleta e entrega, subiu de 70,7% em 2023 para 98,4% em 2024, representando um aumento de 27,8%. A pontualidade nas entregas foi de 100% este ano, frente a 86,2% no ano anterior.

Em termos de sustentabilidade, de julho de 2023 a setembro de 2024, a operação da Brado no transporte de defensivos evitou a emissão de cerca de 8,8 mil toneladas de CO2, o que equivale à emissão de mais de 1,9 mil veículos. Esse volume de CO2 seria absorvido por cerca de 63,7 mil árvores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro