TIM e AgTech Garage abrem chamada para projetos relacionados ao agronegócio e 5G

Proposta é buscar startups interessadas em testar suas soluções sobre o 5G; projeto selecionado terá acesso ao Centro de Pesquisa da TIM no Rio de Janeiro para Provas de Conceito

08.11.2021 | 13:48 (UTC -3)
TIM Brasil

 A TIM e o AgTech Garage reforçam sua parceria em busca de startups inovadoras e abrem uma chamada para projetos voltados para a próxima geração de redes móveis, o 5G. Agora, a busca é por startups interessadas em testar as aplicações no laboratório da TIM no Rio de Janeiro, em formato de Prova de Conceito (POC). Esta é a primeira chamada para projetos no agro em 5G promovida por uma operadora, e a ideia é avaliar, desde já, aplicações que possam entrar em operação comercial após a viabilidade da rede, em 2022.

Esta é a segunda chamada realizada entre a TIM e o AgTechGarage. Em agosto do ano passado, a operadora, através de seu projeto 4G TIM no Campo, buscou soluções de conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Na ocasião, a seleção de projetos contou também com empresas parceiras, como Amaggi, Adecoagro, Jalles Machado e Citrosuco, que contribuíram para avaliar os projetos de acordo com a perspectiva do produtor. Mais de 50 projetos foram enviados, e três startups foram selecionadas: Perfect Flight, Adroit Robotics e Tarvos.

A TIM é pioneira em iniciativas com 5G no país, tendo quatro projetos piloto em andamento, inclusive para o agronegócio. Todos são relacionados a redes 5G SA, ou Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede, após o leilão de frequências realizado no início de novembro. Em abril, a TIM realizou um teste que atingiu a maior velocidade registrada no país, com equipamentos de rede comercial.

Para Janilson Bezerra, Diretor de Inovação da TIM Brasil, o sucesso da parceria com o hub é uma mostra de que há muito espaço para projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções no Brasil: “Estamos felizes em contar com o AgTech Garage em mais uma chamada de projetos por startups. Inovação está em nosso DNA, e quando aliamos isso ao agronegócio e ao futuro da conectividade, com o 5G, acreditamos que estamos dando mais um passo para habilitar negócios e soluções diferenciadas”.

Átila Xavier, Diretor de Diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM, complementa, destacando a importância de novas tecnologias para a oferta de serviços: “A parceria com o AgTech faz todo sentido. Estamos em busca de soluções que nos permitam ampliar a oferta de conectividade aos clientes, sejam eles empresas, fazendas ou pessoas físicas. Este é o melhor momento para realizar testes e descobrir necessidades e demandas do mercado”.

"Acreditamos que incentivar projetos de pesquisa e startups seja essencial para a geração de novos negócios e estimular a inovação no Brasil. A chegada do 5G abre novas frentes de pesquisa, e contamos com a TIM para pensar em inovação para o agronegócio, um setor essencial para a economia brasileira”, avalia José Tomé, CEO do AgTech Garage. Para mais informações, inscrições e calendário completo, acesse: www.agtechgarage.com/desafio-tim-5g.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024