Teste reprodutivo avalia tourinhos gir leiteiro antes do início de Teste de Progênie

01.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Características reprodutivas como libido e qualidade do sêmen, além de temperamento e morfologia estão sendo avaliadas em tourinhos gir leiteiro pré-selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e EMBRAPA para participar do Teste de Progênie da Raça Gir Leiteiro, em 2011. O teste dos animais está sendo realizado por alunos e professores do curso de Zootecnia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), na fazenda escola da faculdade, localizada em Uberaba/MG.

 

Durante o mês de fevereiro, os animais foram submetidos à pesagem, exames andrológicos, análise de temperamento e libido. Já no final do mês de março, os tourinhos serão analisados quanto à estrutura morfológica, através de uma avaliação visual, que avaliará itens como umbigo e bainha.

 

Após a análise, serão criados índices para cada característica, conforme explica o professor da FAZU e superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. “A partir dos índices de cada característica, será formulado um índice classificatório final que será utilizado para escolher os futuros animais participantes do teste de progênie”, explica Carlos Henrique.

 

Os testes serão concluídos no mês de abril e deverão ser apresentados pela ABCGIL durante a 77º ExpoZebu.

 

Laura Pimenta

Assessoria de Imprensa

Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU)

(34) 3318-4125

imprensa@fazu.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025