iLPF: receita de agricultura sustentável, com aumento de produtividade
No período de 7 a 11 de abril, quem visitar a TECNOSHOW COMIGO, em Rio Verde (GO), poderá conferir gratuitamente uma extensa programação de palestras proferidas por renomados especialistas e pesquisadores de todas as regiões do País. Somente no auditório 2, que tem capacidade para 150 pessoas, mais de vinte palestrantes já estão confirmados. Serão diversos temas, que vão do cultivo de orquídeas à recuperação de pastagens degradadas, passando pelo melhoramento genético em bovinos de leite, seguros rurais, estratégias em agronegócio, silagem de qualidade, além de modernas tecnologias (como Arvus, tecnologia Mosaic para altas produtividades, Mobil para equipamentos agrícolas e manejo integrado da Tecnologia Bt), gestão de negócios, educação ambiental rural, entre outros.
No primeiro dia de evento, segunda-feira, 7, um dos destaques fica por conta da palestra “Estratégia e competitividade do agronegócio”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e doutor em Administração, Fábio Mizumoto. O que se tem feito para aproveitar todo o potencial do País, as razões pelas quais empresas internacionais decidiram investir no agronegócio brasileiro e o preparo necessário para aproveitar as tendências estão entre as questões a serem debatidas.
Na terça-feira, 8, o engenheiro agrônomo pós-graduado em Gestão Rural, José Ney Vinhas, falará sobre “Sucessão e gestão de negócios rurais familiares”, discutindo temas que envolvem a relação entre família, patrimônio e negócios e abordando como estruturar esta tríade para que os sucessores possam continuar trabalhando juntos com transparência, equidade e princípios de governança. “Falar em sucessão na empresa rural nada mais é que ajustar regras claras de gestão, na qual possamos manter o negócio por várias gerações. Se não for este o pensamento, qual será a validade do sacrifício dos pais para criarem um patrimônio agropecuário?”, questiona.
A quarta-feira, 9, começa com “Melhoramento genético em bovinos de leite”, por Marcello Mamedes, que
explicará como utilizar ferramentas disponíveis no mercado para promover o melhoramento do rebanho
leiteiro e identificar o melhor programa genético para cada sistema de produção. Segundo o palestrante, o setor ainda tem um grande espaço a ser explorado no País. “Temos um baixo índice de vacas inseminadas bem como uma baixa produtividade de leite por vaca e ano. Precisamos incentivar, ensinar e capacitar mais técnicos para estarem mais próximos aos produtores, levando e acompanhando o desenvolvimento da atividade”, defende.
A “Importância econômica da cerca na propriedade rural” é assunto para o médico veterinário pós-graduado em Gestão Empresarial Renato Jaquetto, que vai palestrar também na quarta, 9. Entre os temas abordados estarão os custos da construção de cercas de arames liso, farpado, além da elétrica, e as técnicas para melhorar a eficiência e vida útil das mesmas, incluindo a escolha de materiais com boa qualidade e a construção dos esticadores de forma correta. “Muitos pecuaristas desconhecem quanto custa a cerca dentro de sua propriedade e, muitas vezes, gastam muito em cercas pouco eficientes, aumentando o custo de manutenção e consequentemente de produção”, alerta.
A quinta-feira, 10, começa com a palestra “Trabalho em qualidade do leite”, que será ministrada pelo médico veterinário Estêvão Domingos. O objetivo é demonstrar os desafios enfrentados no cotidiano das fazendas e propor métodos para solução de problemas, apresentando os resultados obtidos em propriedades produtoras. Especialista na área, Estevão ressalta a importância de estar atento à qualidade do alimento que é um dos mais consumidos em todo o mundo e matéria prima de grande parte dos industrializados. “A qualidade do leite envolve uma série de fatores. Entre os que exercem maior impacto estão manter os animais do rebanho sempre bem alimentados, saudáveis, sem mastite ou outras enfermidades, treinar e motivar a equipe de ordenha para executar corretamente a rotina, utilizar produtos eficientes no pré e pós dipping e manter o equipamento de ordenha sempre limpo, revisado e dentro das normas de funcionamento definidas pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL)”, explica.
Os principais avanços do manejo da “Fertilidade do solo com base na agricultura de precisão” são o foco da
palestra ministrada pelo pesquisador Telmo Amado, ainda na quinta-feira, 10, a partir das 14 horas. Rastreabilidade, elevado grau de gerenciamento, possibilidades de avaliação dos resultados e ajustes, otimização da utilização de máquinas agrícolas, menor impacto ambiental, retorno econômico e incremento
da produtividade estão entre os temas abordados. “A agricultura de precisão responde a alguns desafios da agricultura contemporânea, como aumento da jornada de trabalho com menor fadiga dos operadores, maior eficiência na execução das atividades, rastreabilidade, transmissão de dados e elevado grau de gerenciamento”, pontua.
A tarde do último dia de evento, sexta-feira, 11, inicia-se com a palestra “Saneamento básico rural”, que será proferida pelo doutor em Química e pesquisador da Embrapa Wilson Tadeu Lopes. Em pauta, os malefícios da ausência de saneamento e as soluções tecnológicas mais recentes desenvolvidas pela Embrapa para tratamento da água de abastecimento (Clorador Embrapa) e do esgoto gerado na residência rural (Fossa Séptica Biodigestora e Jardim Filtrante) – tecnologias simples e relativamente baratas, conforme o pesquisador. “Cabe a nós fazer o trabalho no sentido de conscientizar e mostrar que é possível tratar a água e o esgoto de maneira simples, barata e praticamente sem alteração na rotina da família”, destaca.
A partir da experiência em um projeto de educação ambiental que, em cinco anos, recebeu mais de 12 mil visitas, o palestrante Flávio Roberto Marchesin pretende mostrar na sexta, 11, a adequação entre rendas da propriedade e proteção do meio ambiente. “A maioria das propriedades pensa em só produzir e se esquece da parte ambiental, mas, com muitas informações na mídia, acredito que em um futuro próximo vamos ter mudanças. Falta mostrar projetos que deram certo e que, talvez, incentivem os produtores a pensarem melhor no assunto”, salienta.
Ficha técnica
TECNOSHOW COMIGO 2014
Palestras do auditório 2
Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Período: 7 a 11 de abril de 2014 (segunda à sexta-feira)
Horário das palestras: 9h às 18h
Serviço: Palestras, Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Entrada: Gratuita
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br Twitter: @tecnoshowcomigo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura