Tecnologia em testes resulta em sementes de soja de alta qualidade

08.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

De 08 a 12 de julho de 2013, a Embrapa Soja realiza em Londrina (PR) o VIII Curso de Vigor para Semente de Soja. O curso é dirigido aos profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente e tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre as metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, que podem ser implementados para a soja, nos laboratórios de análise de semente. Dentre os diversos testes de vigor que podem ser utilizados atualmente, apenas o teste de tetrazólio é amplamente aplicado na avaliação da qualidade de sementes da soja. No entanto, outros métodos podem colaborar para o refinamento no sistema de controle de qualidade das sementes. “A aplicação dos testes permite a colocação no mercado de lotes de sementes que apresentem qualidade superior, o que assegurará o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal”, revela o coordenador do curso, José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja.

As aulas do Curso de Vigor são teóricas e práticas. “Cerca de doze, das 36 horas do curso, correspondem a atividades em laboratório, onde são demonstradas as metodologias dos principais testes de vigor: envelhecimento acelerado, teste de frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, tetrazólio, deterioração controlada, germinação a baixa temperatura, de velocidade de germinação, de peso de matéria seca, além de testes rápidos para determinação de dano mecânico como o hipoclorito de sódio e copo medidor”, destaca França Neto.

O curso conta com o apoio da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES). A formação tem como instrutores os pesquisadores da Embrapa Soja Ademir Henning, Fernando Augusto Henning, Francisco Krzyzanowski, Irineu Lorini e José de Barros França Neto (coordenador), além dos professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) Julio Marcos Filho e Silvio Moure Cícero e do professor Roberval Daiton Vieira, da Universidade da Estadual Paulista (FCAV/UNESP-Jaboticabal). O curso também conta com o apoio técnico de George Haber, Vilma Cardoso Luis Stroka e Adriana Marques, da Embrapa Soja.

O email para contato com os organizadores do curso é vigor@fbeventos.com. Outras informações: www.cnpso.embrapa.br/vigor

Jornalistas: Carina Gomes (MTb 3914-PR) Lebna Landgraf (MTb 2903-PR)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro